Sumários
Metodologias de estudo e caracterização.
24 Março 2023, 13:30 • Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo
Património Geológico – metodologias de estudo.
Parâmetros, critérios e procedimentos de selecção, identificação,
caracterização, avaliação e hierarquização dos sítios geológicos. Abordagens
científica, didáctica e de divulgação geral. Exemplos. Consulta de documentação sobre locais de
interesse geológico. Discussão sobre os
tópicos abordados.
Historial:Conservação da Natureza e Património Geológico. Tipo de valores.
17 Março 2023, 13:30 • Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo
Abordagem/revisão
de
conceitos fundamentais:
Património Natural, Património Geológico, Geodiversidade, Geótopo ou Geo-sítio,
Geoparque, Geoconservação, Área Protegida.
Principais marcos
e etapas da evolução da protecção da Natureza, e em
especial da
valorização do Património Geológico, em Portugal e no Mundo (breve historial).
Tipo de valores associados/associáveis ao Património Geológico e à
Geodiversidade: exemplos. Discussão sobre os tópicos abordados.
Ameaças à Geodiversidade.
10 Março 2023, 13:30 • Carlos Marques Silva
Ameaças à Geodiversidade. Os fósseis e a Paleontologia como elemento de ligação entre a bio e a geodiversidade e força impulsionadora da geoconservação.
Saída de Campo.
3 Março 2023, 13:30 • Carlos Marques Silva
Saída
de Campo. Percurso Pedra do Sal, Bafureira,
Avencas, Praia da Parede (Cascais). Visita ao Centro de Interpretação Ambiental
da Pedra do Sal. Aspectos da geodiversidade da costa de Cascais com vista à
realização das tarefas: folheto de divulgação e leitores de paisagem.
Geodiversidade. Breve história do conceito. Enquadramento da saída de campo.
24 Fevereiro 2023, 13:30 • Carlos Marques Silva
Geodiversidade.
Breve história do conceito. Geodiversidade a várias escalas,
do mineral à paisagem. Os valores da geodiversidade como base dos serviços de
ecossistemas por ela fornecidos. Enquadramento
da saída de campo. O percurso Ponta do Sal – Paredes (Cascais). Aspectos
relevantes a ver. Tarefas e a realizar (folheto e leitores de paisagem) e como
os estruturar.