Sumários

Metodologias de estudo e caracterização.

24 Março 2023, 13:30 Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo

Património Geológico – metodologias de estudo. Parâmetros, critérios e procedimentos de selecção, identificação, caracterização, avaliação e hierarquização dos sítios geológicos. Abordagens científica, didáctica e de divulgação geral. Exemplos. Consulta de documentação sobre locais de interesse geológico. Discussão sobre os tópicos abordados.


Historial:Conservação da Natureza e Património Geológico. Tipo de valores.

17 Março 2023, 13:30 Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo

Abordagem/revisão de conceitos fundamentais: Património Natural, Património Geológico, Geodiversidade, Geótopo ou Geo-sítio, Geoparque, Geoconservação, Área Protegida.
Principais
marcos e etapas da evolução da protecção da Natureza, e em especial da valorização do Património Geológico, em Portugal e no Mundo (breve historial).
Tipo de valores associados/associáveis ao Património Geológico e à Geodiversidade: exemplos. Discussão sobre os tópicos abordados.


Ameaças à Geodiversidade.

10 Março 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Ameaças à Geodiversidade. Os fósseis e a Paleontologia como elemento de ligação entre a bio e a geodiversidade e força impulsionadora da geoconservação. 


Saída de Campo.

3 Março 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Saída de Campo. Percurso Pedra do Sal, Bafureira, Avencas, Praia da Parede (Cascais). Visita ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal. Aspectos da geodiversidade da costa de Cascais com vista à realização das tarefas: folheto de divulgação e leitores de paisagem.


Geodiversidade. Breve história do conceito. Enquadramento da saída de campo.

24 Fevereiro 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Geodiversidade. Breve história do conceito. Geodiversidade a várias escalas, do mineral à paisagem. Os valores da geodiversidade como base dos serviços de ecossistemas por ela fornecidos. Enquadramento da saída de campo. O percurso Ponta do Sal – Paredes (Cascais). Aspectos relevantes a ver. Tarefas e a realizar (folheto e leitores de paisagem) e como os estruturar.