Sumários

Geoparques

21 Abril 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Geoparques. Enquadramento geral do conceito de Geoparque UNESCO. O Aspiring Geoparque Oeste. Como surgiu, como se enquadra na região. Em que geossítios se apoia. Quais os seus objectivos. Debate sobre o tema.  


Visita geológica ao território do Geoparque Oeste

14 Abril 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Saída de Campo: Visita geológica ao território do Geoparque Oeste com orientação no terreno do Prof. Nuno Pimentel. Percurso Lisboa (FCUL), Baleal (Peniche), Cabo Carvoeiro (Peniche), Praia da Consolação (Peniche), Praia da Areia Branca (Lourinhã), Praia de Santa Cruz (Silveira, Torres Vedras), Lisboa. Observação e discussão in loco de aspectos da geodiversidade do aspiring Geoparque Oeste e dos seus valores com vista à realização da tarefa: relatório da saída de campo. 


Geoconservação

31 Março 2023, 13:30 Carlos Marques Silva

Geossítios, Património Geológico e Geoconservação. Entidades de geoconservação internacionais e nacionais. A legislação nacional de salvaguarda do Património Natural. 


Metodologias de estudo e caracterização.

24 Março 2023, 13:30 Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo

Património Geológico – metodologias de estudo. Parâmetros, critérios e procedimentos de selecção, identificação, caracterização, avaliação e hierarquização dos sítios geológicos. Abordagens científica, didáctica e de divulgação geral. Exemplos. Consulta de documentação sobre locais de interesse geológico. Discussão sobre os tópicos abordados.


Historial:Conservação da Natureza e Património Geológico. Tipo de valores.

17 Março 2023, 13:30 Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo

Abordagem/revisão de conceitos fundamentais: Património Natural, Património Geológico, Geodiversidade, Geótopo ou Geo-sítio, Geoparque, Geoconservação, Área Protegida.
Principais
marcos e etapas da evolução da protecção da Natureza, e em especial da valorização do Património Geológico, em Portugal e no Mundo (breve historial).
Tipo de valores associados/associáveis ao Património Geológico e à Geodiversidade: exemplos. Discussão sobre os tópicos abordados.