Sumários
Ambientes sedimentares Continentais
8 Novembro 2018, 14:00 • Francisco Fatela
Apresentação dos ambientes continentais mais importantes, dando relevo aos seus agentes de erosão, transporte e sedimentação; traços fundamentais da litologia, da geomorfologia e da geologia do ambiente.
Ambientes continentais
1) Vertentes e base de vertentes: avalanchas, escorregamentos e reptação (creeping).
2) Acção das águas de escorrência; o exemplo dos abarrancamentos (badland), dos caos de blocos e das “chaminés de fada”.
3) Cursos de água:
- noção de bacia hidrográfica; bacias exorreicas, endorreicas e arreicas;
- características essenciais do escoamento laminar e do escoamento turbulento; factores que controlam o tipo de escoamento (velocidade, profundidade e viscosidade); número de Froude;
- relação entre a velocidade da água, a dimensão dos clastos e o seu estado (erosão, transporte ou sedimentação), interpretada a partir da análise do diagrama de Hjulström;
- a erosão de fundos rochosos e a formação de “marmitas de gigante”.
3.1) Torrentes - funcionamento e morfologia (bacia de recepção, canal de escoamento e cone de dejecção), características do depósito sedimentar, impactes nas actividades humanas.8ª Aula prática – PL14
7 Novembro 2018, 17:00 • Maria Carla Ribeiro Kullberg
(1) Continuação da observação e estudo de rochas ígneas. Critérios fundamentais para a sua descrição e identificação em amostra de mão: (i) composição mineralógica; (ii) textura; (iii) análise da cor e relação com a saturação em sílica. Estudo dos tipos litológicos mais representativos.
(2) Realização do 2º Teste prático – Minerais.
[Professor ausente]
7 Novembro 2018, 17:00 • Francisco Fatela
Não dei aula por me encontrar em missão a bordo do RSMeteor, no cruzeiro científico M152; a minha participação decorreu no âmbito do projecto de investigação OnOff (Coupling onshore and offshore tsunami record: complementary tools for a broader perspective on tsunami events).
[Professor ausente]
6 Novembro 2018, 16:30 • Francisco Fatela
Não dei aula por me encontrar em missão a bordo do RSMeteor, no cruzeiro científico M152; a minha participação decorreu no âmbito do projecto de investigação OnOff (Coupling onshore and offshore tsunami record: complementary tools for a broader perspective on tsunami events).
[Professor ausente]
6 Novembro 2018, 14:00 • Francisco Fatela
Não dei aula por me encontrar em missão a bordo do RSMeteor, no cruzeiro científico M152; a minha participação decorreu no âmbito do projecto de investigação OnOff (Coupling onshore and offshore tsunami record: complementary tools for a broader perspective on tsunami events).