Sumários

6ª Aula prática – PL 11

27 Outubro 2017, 14:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

(1) Realização do 2º Teste PráticoMinerais.

(2) Observação e estudo de rochas ígneas. Critérios fundamentais para a sua descrição e identificação em amostra de mão: (1) composição mineralógica; (2) textura; (3) análise da cor e relação com (4) a saturação em sílica. Estudo dos tipos litológicos mais representativos, plutónicos e vulcânicos.


Aula n.º 6

27 Outubro 2017, 10:30 João Cascalho

Revisão do etudo dos minerais em amostra de mão. Teste de validação relativo ao módulo do estudo dos minerais em amostra de mão.


Introdução ao estudo das rochas ígneas.

27 Outubro 2017, 10:00 Carlos Marques Silva

Apresentação dos critérios fundamentais para o estudo das rochas ígneas em amostra de mão: 1) composição mineralógica; 2) textura; 3) saturação em sílica; 4) percentagem de minerais máficos. Observação macroscópica em amostra de mão de exemplares representativos das rochas ígneas.


Prática 04

26 Outubro 2017, 16:30 Mário Albino Pio Cachão

Continuação da observação de minerais das classes dos elementos nativos, óxidos, sulfuretos, halogenetos, sulfatos e carbonatos. Identificação das suas propriedades em amostra de mão.

Observação de minerais da classe dos silicatos. Análise e identificação das suas propriedades fundamentais em amostra de mão.


Campo magnético terrestre e paleomagnetismo

26 Outubro 2017, 14:00 Francisco Fatela

O vulcanismo das zonas de fronteira de placas (cristas médias e zonas de subducção) e o vulcanismo intraplacas – plumas mantélicas (mantle plumes - hot spots)

Da descoberta do magnetismo ao primeiro modelo do campo magnético terrestre (Dipólo: William Gilbert, 1600 AD). Ponto de Curie. As características do Núcleo Externo e a teoria do Geodínamo. Condições essenciais do campo magnético terrestre, modelo dipólo / não dipólo e variabilidade.

Conceito de Paleomagnetismo, magnetismo termoremanescente e magnetismo detrítico remanescente.

A determinação de paleopólos magnéticos e a reconstituição da paleogeografia dos continentes.

O registo de anomalias magnéticas em rochas basálticas.

Os contributos do estudo das anomalias magnéticas do fundo oceânico (Vine & Matthews, Morley & Larochelle) para a Tectónica de Placas: 1) prova do alastramento do fundo oceânico a partir das fronteiras divergentes, 2) primeira medição da velocidade de deriva das placas litosféricas.