Sumários

Continuação do estudo das sedimentares.

29 Novembro 2017, 17:00 Carlos Marques Silva

Continuação do estudo das sedimentares. Revisão e identificação de rochas sedimentares quimiogénicas e biogénicas em amostra de mão. Continuação da observação das rochas sedimentares detríticas.


9ª Aula prática – PL 14

29 Novembro 2017, 17:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

(1) Conclusão do estudo das Rochas: revisões e comentários sobre o Ciclo das Rochas e o conjunto de processos geológicos envolvidos na formação dos diferentes tipos de rochas e correspondentes marcadores (texturas e composição) nas rochas.

(2) Realização de exercício autónomo de classificação de rochas com amostras de mão não identificadas.

(3) Realização do 3º Teste PráticoRochas.  


Exercícios Básicos de Estratigrafia

28 Novembro 2017, 16:30 Francisco Fatela

Introdução aos exercícios básicos de Estratigrafia: análise de sequências de acontecimentos geológicos e redação da respectiva história geológica.

Realização do 3º teste prático: descrição e classificação de rochas em amostra de mão.


Aspectos essenciais da deformação das rochas

28 Novembro 2017, 14:00 Francisco Fatela

Tipos essenciais de metamorfismo (continuação):

a) âmbito regional – metamorfismo regional (s.s.) e metamorfismo de afundamento,

b) âmbito local – metamorfismo hidrotermal, metamorfismo de contacto (exometamorfismo e endometamorfismo), dinamometamorfismo, e metamorfismo de impacte.

Exemplos de minerais de metamorfismo: quartzo, micas, feldspatos, anfíbola e cianite, andalusite, silimanite, estaurolite e epídoto.

Noção de grau de metamorfismo; ultrametamorfismo e anatexia (formação de magmas secundários); retrometamorfismo.

Conceito de isógrada; exemplos da delimitação de zonas de igual grau de metamorfismo, a partir do cortejo mineralógico e do seu significado em termos P/T de formação.

Noção de fácies metamórfica.

 

Deformação das rochas.

A origem da tensão no interior da Crosta: as fronteiras de placas. Os diferentes tipos de forças tectónicas: distensivas, compressivas e de cisalhamento. A deformação como resposta dos materiais (e.g. rochas) à acção das tensões.

Factores da deformação e sua relação com a geração de um comportamento frágil (fracturação) ou de um comportamento dúctil (dobramento, estiramento e flexura): 1) pressão litostática, 2) temperatura, 3) presença de fluidos, 4) velocidade de deformação.

Tipos de fracturas: diaclases (de arrefecimento, dessecação e de descompressão) e falhas (normais, inversas ou cavalgamentos, cisalhamentos); o contexto tectónico global que conduz à sua formação e os respectivos critérios de identificação.


Aula 11

27 Novembro 2017, 17:00 António Brum da Silveira

Realização do 3º teste prático: descrição e classificação de rochas em amostra de mão.

Introdução aos exercícios de Estratigrafia: análise de sequências de acontecimentos geológicos e redação da respectiva história geológica.