Sumários

Prática 6 - alunos ímpares

27 Novembro 2020, 10:30 Mário Albino Pio Cachão

Introdução ao estudo das Rochas Metamórficas: Metamorfismo Regional e Metamorfismo de Contacto.

Apresentação dos processos genéticos e dos critérios de classificação subsequentes (séries metamórficas) em amostras de mão.

Estudo e identificação de rochas metamórficas em amostra de mão: composição mineralógica e texturas.


Introdução ao estudo das rochas metamórficas.

27 Novembro 2020, 10:00 Carlos Marques Silva

Introdução ao estudo das rochas metamórficas. Apresentação dos critérios de classificação. Estudo e identificação de rochas metamórficas em amostra de mão. Revisão e esclarecimento de dúvidas sobre rochas ígneas e sedimentares. PL16 | Turno ímpar | aula presencial.


Prática 6 - alunos ímpares

26 Novembro 2020, 16:30 Mário Albino Pio Cachão

Introdução ao estudo das Rochas Metamórficas: Metamorfismo Regional e Metamorfismo de Contacto.

Apresentação dos processos genéticos e dos critérios de classificação subsequentes (séries metamórficas) em amostras de mão.

Estudo e identificação de rochas metamórficas em amostra de mão: composição mineralógica e texturas.


Estratigrafia e Idade da Terra

26 Novembro 2020, 14:00 Francisco Fatela

[Aula por video-conferência _ MSNP]

O conceito de Estratigrafia.

Breve síntese da evolução das ideias relativamente à idade da Terra. Referência aos critérios fundamentais da Datação Relativa desenvolvidos por Nicolau Steno (a aplicar nas aulas práticas) para afirmar a origem dos fósseis: Princípio da Horizontalidade, Princípio da Sobreposição, Princípio da Continuidade Lateral, Princípio da Inclusão e Princípio da Intersecção. Relação do desenvolvimento destes princípios com o conceito de sucessão faunística (William Smith/ Charles Lyell).

O desenvolvimento da escala Cronoestratigráfica (Eonotema, Eratema, Sistema e Série), a partir das características dos estratos.

Conceitos e preconceitos nas estimativas da Idade da Terra: Leonardo da Vinci, John Lightfoot, James Hutton, Lord Kelvin.

A aplicação da radioactividade natural à datação “absoluta” das rochas:

a) decaímento espontâneo de elementos instáveis em elementos estáveis,

b) período de semi-vida,

c) a independência do processo de transformação face à modificação das condições envolventes de P/T.

Alguns dos elementos fundamentais para a datação radiométrica (238U / 206Pb, 235U / 207Pb, 40K / 40Ar, 87Rb / 87Sr,14C / 14N), respectivos períodos de semi-vida, intervalos de idade susceptíveis de serem datados e os objectos da medição. Limites da datação radiométrica, nomeadamente a qualidade da amostragem e a análise de teores próximos do limite de detecção do método.

A construção da escala Geocronológica (Eon, Era, Período e Época), a partir das idades das rochas; as diferenças de conceito entre as escalas Cronoestratigráfica e Geocronológica.


6ª Aula Prática PL14 - [Grupo de alunos semanas Ímpares]

25 Novembro 2020, 17:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

(1) Observação e estudo dos tipos mais representativos de rochas metamórficas em amostra de mão. Aplicação de critérios macroscópicos para sua identificação – Textura e Composição. Caracterização do grau metamórfico.

(2) Síntese e revisão dos processos que originam as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas – características (mineralógicas e texturais) relevantes para a sua identificação, observadas em estudo comparado de todos os tipos de rochas em amostra de mão.

(3) Realização de exercício autónomo de classificação de rochas com amostras de mão não identificadas.