Sumários

Aula prática 8

10 Novembro 2023, 14:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Teste de avaliação sobre identificação de minerais. Introdução à classificação das rochas sedimentares. Observação, descrição e classificação de amostras de mão de rochas sedimentares.

Continuação do estudo das rochas ígneas e sedimentares

10 Novembro 2023, 10:00 Carlos Marques Silva


Continuação do estudo das rochas ígneas e sedimentares. Identificação de rochas ígneas e sedimentares em amostra de mão. Realização do 2º teste prático: Identificação macroscópica de minerais em amostra de mão.

PL12 - 7ª aula prática

9 Novembro 2023, 16:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg


(1) Revisão Geral sobre critérios para identificação de Minerais;

(2) Realização do 2º Teste Prático – (Minerais);

(3) Continuação da observação e estudo de rochas ígneas. Critérios fundamentais para a sua descrição e identificação em amostra de mão: (i) composição mineralógica; (ii) textura; (iii) análise da cor e relação com a composição mineralógica e a saturação em sílica. Estudo dos tipos litológicos mais representativos, plutónicos e vulcânicos. Esclarecimento dos conceitos de rochas intrusivas e extrusivas aplicados a rochas plutónicas e a rochas vulcânicas.

7ª Aula Prática - Módulo 2 Mineralogia Geral

9 Novembro 2023, 16:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Teste Final do Módulo de Mineralogia.

Continuação e conclusão do estudo e descrição dos principais minerais relevantes em amostra de mão, nas Rochas Ígneas, caracterização dos principais minerais de algumas rochas Igneas. Silicatos (os mais comuns encontrados em rochas Ígneas a estudar – Moscovite Biotite, Anfíbolas, Quartzo, vários Feldspatos, Olivina, etc.) Óxidos, etc. Elaboração de uma matriz de identificação dos principais minerais estudados e as suas caracteristicas mais importantes e exclusivas.

Ambientes sedimentares

9 Novembro 2023, 14:00 Francisco Fatela


Continuação da apresentação dos ambientes continentais mais importantes, dando relevo aos seus agentes de erosão, transporte e sedimentação; traços fundamentais da litologia, da geomorfologia e da geologia do ambiente.

Ambientes continentais

3) Cursos de água (continuação):

3.2.) Rios - troços fundamentais do curso de um rio (curso superior, médio e inferior) e respectivos processos sedimentares dominantes; mecanismo de regularização do perfil de um rio; conceito de erosão regressiva e de nível de base (local e geral); a erosão regressiva como processo de hierarquização e organização da bacia hidrográfica (exemplo do cotovelo de captura do estuário inferior do Tejo);

- morfologia do leito de um rio: leito maior (planície de inundação), leito aparente e leito de estiagem; origem dos terraços fluviais; meandros encaixados e meandros divagantes; origem e evolução dos meandros;

– competência versus capacidade de transporte de um curso de água; exemplos do rio Tejo (diferenças texturais entre os sedimentos do estuário superior – Almourol - e do estuário inferior - “mar da palha”, Lisboa) e do rio Amazonas;

4) Lagos e lagunas – a salinidade como factor fundamental na distinção entre um lago e uma laguna; características essenciais da sedimentação em clima húmido - P>E (distribuição dos sedimentos detríticos) e em clima árido ou semiárido - E>P (séries evaporíticas).

5) Maciços calcários – mecanismos de dissolução e transporte dos carbonatos e o modelado cársico daí  resultante (campo de lapiás, dolinas, uvalas, algares); características da drenagem destes maciços (sumidouros, vales cegos, grutas, exsurgências/ressurgências); mecanismo de redeposição da calcite e as formas (espeleotemas) essenciais que daí resultam: estalactites, estalagmites, colunas. Algumas características peculiares dos animais cavernícolas (e.g. proteus).