Sumários

Exercícios básicos de Estratigrafia

5 Dezembro 2023, 16:00 Francisco Fatela


Revisão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.

Realização do 3º teste prático: identificação de rochas em amostra de mão.

 

Continuação da resolução de exercícios básicos de Estratigrafia: análise de sequências de acontecimentos geológicos e redacção da respectiva história geológica.

Tempo geológico

5 Dezembro 2023, 14:00 Francisco Fatela


O Tempo em Geologia. A unidade de tempo geológico. O desenrolar de alguns dos acontecimentos mais marcantes da História da Terra, reduzido à duração de um ano.

O conceito de Estratigrafia.

Breve síntese da evolução das ideias relativamente à idade da Terra. Referência aos critérios fundamentais da Datação Relativa desenvolvidos por Nicolau Steno (a aplicar nas aulas práticas) para afirmar a origem dos fósseis: Princípio da Horizontalidade, Princípio da Sobreposição, Princípio da Continuidade Lateral, Princípio da Inclusão e Princípio da Intersecção. Relação do desenvolvimento destes princípios com o conceito de sucessão faunística (William Smith/ Charles Lyell).

O desenvolvimento da escala Cronoestratigráfica (Eonotema, Eratema, Sistema e Série), a partir das características dos estratos.

Conceitos e preconceitos nas estimativas da Idade da Terra: Leonardo da Vinci, John Lightfoot, James Hutton, Lord Kelvin, Ernest Rutherford e Clair Patterson.

A aplicação da radioactividade natural à datação “absoluta” das rochas:

a) decaímento espontâneo de elementos instáveis em elementos estáveis,

b) período de semi-vida,

c) a independência do processo de transformação face à modificação das condições envolventes de P/T.

Alguns dos elementos fundamentais para a datação radiométrica (238U / 206Pb, 235U / 207Pb, 40K / 40Ar, 87Rb / 87Sr, 14C / 14N), respectivos períodos de semi-vida, intervalos de idade susceptíveis de serem datados e os objectos da medição. Limites da datação radiométrica, nomeadamente a qualidade da amostragem e a análise de teores próximos do limite de detecção do método.

A construção da escala Geocronológica (Eon, Era, Período e Época), a partir das idades das rochas; as diferenças de conceito entre as escalas Cronoestratigráfica e Geocronológica.

Aula prática 12

4 Dezembro 2023, 17:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Realização de exercícios de estratigrafia: reconstituição de história geológica a partir de cortes geológicos.

Geologia Geral - Módulo IV

4 Dezembro 2023, 10:00 Raul Santos Jorge


Realização do 3º teste prático: descrição e classificação de rochas em amostra de mão. Introdução aos exercícios de Estratigrafia: análise de sequências de acontecimentos geológicos e redação da respectiva história geológica

10ª Aula Prática - Módulo 3 – Rochas Tectono-Metamórficas

30 Novembro 2023, 16:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Estudo das rochas Tectono-metamórficas em amostra de mão. Metamorfismo de contacto e metamorfismo regional. Exemplos de outros tipos de Tectono-Metamorfismo (o Metamorfismo de impacto e o ultra-metamorfismo - observação de alguns exemplos). Tipos de fácies metamórficas - as fácies metamórficas e os principais ambientes Geodinâmicos - das zonas de subducção às orogenias ((no metamorfismo Regional). Os efeitos da deformação no metamorfismo- o tectono-Metamorfismo no metamorfismo de contacto (ex da Serra de Sintra) e no T_M regional, exemplo do sector do Alentejo. Elaboração de fichas de identificação dos diversos tipos de rochas Tectono-metamórficas. Exemplos da Geologia de Portugal, onde mais de 85% das litologias aflorantes são de Rochas Tectono-Metamórficas. Observação de colecções de amostras do professor.