Sumários

Análise composicional dos sedimentos da Margem Oeste Ibérica.

18 Outubro 2019, 11:00 Francisco Fatela

Continuação da análise composicional da fracção Ø> 180µm, sob lupa binocular, de um perfil de amostras de sedimentos da Margem Oeste Ibérica, recolhidas entre -4500m e a zona costeira (sapal e praia).


Análise composicional dos sedimentos da Margem Oeste Ibérica.

18 Outubro 2019, 08:00 Francisco Fatela

Continuação da análise composicional da fracção Ø> 180µm, sob lupa binocular, de um perfil de amostras de sedimentos da Margem Oeste Ibérica, recolhidas entre -4500m e a zona costeira (sapal e praia).


Mecanismos formadores do clima.

16 Outubro 2019, 12:00 Francisco Fatela

Mecanismos Forçadores do Clima: a) Tectónica de Placas; b) Intensidade da Radiação Solar; c) Mecanismos Orbitais.

 a) Processos da Tectónica de Placas com impacte climático: 1_geração de relevos (precipitação regional); 2_actividade vulcânica e emissão de aerossóis sulfato (arrefecimento global); 3_a variação da velocidade do alastramento dos fundos oceânicos no controlo da intensidade da actividade vulcânica e da taxa de emissão de GEE (Hipótese de BLAG); 4_a presença de continentes em posição polar e a ocorrência de períodos glaciais (Hipótese da Posição Polar).

b) Intensidade da Radiação Solar: influência das explosões e das manchas solares na intensidade da radiação solar; relação com a variação da temperatura média da Terra.

c) Mecanismos Orbitais: breve revisão dos principais movimentos orbitais da Terra (rotação, translacção e precessão); respectiva influência na taxa de insolação do planeta; a inclinação do eixo terrestre e as características das estações do ano; variação periódica dos parâmetros orbitais (excentricidade da órbita - 100 000 anos, inclinação do eixo – 41 000 anos, precessão - 23 000 anos).

Os Ciclos de Croll - Milankovitch.

A ciclicidade das alterações climáticas forçadas por causas naturais; respectivas escalas e sobreposição.


Not Taught.

14 Outubro 2019, 09:00 Francisco Fatela

[Esta aula não foi leccionada, devido à hora tardia a que os alunos chegaram à FCUL, no Domingo, 13 Out., após 3 dias de intenso trabalho de campo]


Saída de campo à serra da Arrábida e ao Barlavento Algarvio.

11 Outubro 2019, 11:00 Francisco Fatela

Saída de campo à serra da Arrábida e ao Barlavento Algarvio, conduzida pelo Prof. Pedro Terrinha, com a colaboração dos Profs. João Duarte e Francisco Fatela.
Dias 11, 12 e 13 de Outubro, 2019.
Observação, análise e discussão de afloramentos tipo que caracterizam a dinâmica das fases de rifting, pós-rifting e inversão tectónica nas bacias Lusitânica e Algarvia.
Realização de uma sondagem manual na Boca do Rio (Salema) para observação dos depósitos do tsunami de 1755, conduzida pelo Professor César Andrade).