Sumários

As Interacções Oceano/ Atmosfera

2 Outubro 2019, 12:00 Francisco Fatela

As interacções Oceano / Atmosfera.

Breve menção à condução pelo vento, circulação superficial, e à posição sazonal da zona de convergência intertropical (ITCZ) enquanto mecanismos de interacção Oceano / Atmosfera anteriormente referidos.

As ondas como processo de interacção a pequena escala. O escoamento turbulento do vento e a geração de ondas irregulares e desorganizadas - vagas. A propagação e a separação dos conjuntos de vagas, a partir da zona de fetch, em função do respectivo comprimento de onda (e velocidade); a aquisição de movimento regular que dá lugar à ondulação (swell). As ondas como fenómeno de deslocação da forma sem deslocação de massa; profundidade alcançada pela deformação da superfície; interacção entre a onda e o fundo, junto à costa, e o processo de rebentação das ondas. A importância da espuma e do spraygerados pela rebentação, no contexto das interacções Oceano / Atmosfera.

Mecanismos de geração do upwellingcosteiro no contexto do efeito de Coriolis e espiral de EKMAN; impacte do upwelling na produtividade oceânica. Localização dos principais sistemas de upwellingcosteiro, ao nível mundial; o exemplo da Margem Oeste Ibérica, sazonalidade e temperaturas características. A geração de upwellingoceânico associado aos processos de divergência.

O fenómeno ENSO: El Niño - Southern Oscillation. Ciclicidade e características do El Niño, enquanto processo oceânico. Influências reconhecidas na precipitação atmosférica e na produtividade oceânica. A oscilação das pressões atmosféricas no domínio tropical, entre o centro de baixas pressões da Indonésia e o centro de altas pressões do Pacífico Sul; respectivo impacto nos ventos alíseos de SE. A relação entre a Southern Oscillation, o declive da superfície do oceano (neste domínio tropical) e a variação da profundidade da termoclina. La Niñae o agravamento das condições tidas por normais. A comparação do Índice da Southern Oscillatione do Índice ENSO Multivariado com a ocorrência de El Niño, de La Niñae de períodos normais.

Os oceanos e a atmosfera enquanto subsistemas do sistema climático global. O reconhecimento de uma corrente termo-halina global -  Great Ocean Conveyor Belt- e o conceito de  Um só Oceano.


Síntese descritiva da circulação oceânica

30 Setembro 2019, 09:00 Francisco Fatela

Síntese descritiva da circulação oceânica.

O exemplo da corrente do Labrador no agravamento das temperaturas, em Nova Iorque, e do sistema Gulf Stream, corrente do Atlântico Norte, na amenização do clima da Escandinávia.

A transferência de calor entre a corrente do Labrador e o Gulf Stream, através da troca de vórtices de núcleo frio e de vórtices de núcleo quente.

A circulação no estreito de Gibraltar e a contribuição do Mediterrâneo para as Águas intermédias do Atlântico. As veias de água mediterrâneas; trajectórias e alcance.

Origem e circulação das águas intermédias dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Origem e circulação das Águas Profundas do Atlântico Norte (NADW) e das Águas Antártidas de Fundo (AABW)

O papel do sistema oceano-atmosfera no fluxo global de energia térmica: a condução de calor pela circulação atmosférica e pela circulação oceânica ao nível superficial, intermédio e profundo, enquanto mecanismos de compensação dos desequilíbrios térmicos entre o equador e os pólos.


Amostragem e preparação de amostras de sedimento para a observação da fracção grosseira sob lupa binocular.

27 Setembro 2019, 11:00 Francisco Fatela

a)     Saída de campo na praia de Algés: técnicas de amostragem de sedimento superficial; utilização de marcadores de microfauna viva - Rosa de Bengala.

b)    Aula de laboratório: lavagem e preparação de uma amostra destinada à caracterização da fracção grosseira do sedimento (Ø> 180 µm), da zona de praia, sob lupa binocular, incluindo a componente biogénica.


Amostragem e preparação de amostras de sedimento para a observação da fracção grosseira sob lupa binocular.

27 Setembro 2019, 08:00 Francisco Fatela

a)     Saída de campo na praia de Algés: técnicas de amostragem de sedimento superficial; utilização de marcadores de microfauna viva - Rosa de Bengala.

b)    Aula de laboratório: lavagem e preparação de uma amostra destinada à caracterização da fracção grosseira do sedimento (Ø> 180 µm), da zona de praia, sob lupa binocular, incluindo a componente biogénica.


Introdução aos mecanismos de circulação oceânica

25 Setembro 2019, 12:00 Francisco Fatela

Introdução aos mecanismos de circulação oceânica e respectivas fontes de energia (radiação solar e rotação da Terra):

1) Condução pelo Vento; circulação da atmosfera em domínio intertropical, células de Hadley, geração dos ventos alíseos. A circulação atmosférica enquanto mecanismo gerador da circulação oceânica, horizontal e superficial.

2) Circulação Termo-Halina; o desequilíbrio do balanço energético entre o equador e os pólos, os gradientes de temperatura e de salinidade das massas de água superficiais e consequente implicação na variação da densidade. Exemplo prático do afundamento de uma água superficial por aumento da densidade (arrefecimento) e o desencadear da circulação vertical entre a superfície e o fundo.

3) Componente Geostrófica; influência da rotação da Terra sobre um corpo que se desloque à sua superfície; origem e consequências da força de Coriolis (cum sole), efeito sobre uma massa de água em movimento: os giros oceânicos e a espiral de Ekman.