Sumários

Interpretação de perfis sísmicos de reflexão

11 Outubro 2024, 08:00 Pedro Antonio Gancedo Terrinha

  1. Introdução à interpretação de perfis sísmicos de reflexão
  2. Formato do relatório de avaliação
  3. Introdução aos dois sistemas de interpretação sísmica
  4. Início da interpretação


Resumo da evolução paleoceanográfica recente da MOI.

10 Outubro 2024, 09:00 Francisco Fatela

O registo paleoceanográfico (proxys) da alternância entre períodos glaciários e interglaciários; a construção de escalas estratigráficas: escalas ecostratigráficas (e.g. foramíníferos planctónicos) e isotópica 18O (curva SPECMAP).

Registo, significado e ciclicidade da presença de sedimentos detríticos grosseiros em testemunhos de sondagem do Atlântico Norte, até aos 45ºN, disseminados por icebergs em fusão durante os períodos de clima glacial: os Heinrich events; ocorrência em testemunhos de sondagem da Margem Oeste Ibérica a cerca de 39ºN.

Breve síntese da evolução paleoceanográfica da Margem Oeste Ibérica desde o último período glaciário (estádio isotópico marinho 2).


Interpretação de perfis sísmicos de reflexão

7 Outubro 2024, 14:30 Pedro Antonio Gancedo Terrinha

  1. Introdução à interpretação de perfis sísmicos de reflexão
  2. Formato do relatório de avaliação
  3. Introdução aos dois sistemas de interpretação sísmica
  4. Início da interpretação


Paleoceanografia e Paleoclimatologia

7 Outubro 2024, 09:00 Francisco Fatela

A relação entre a Paleoceanografia e a Paleoclimatologia.

Breve revisão do Sistema Climático e da interacção dos seus componentes: Atmosfera, Hidrosfera, Criosfera, Litosfera e Biosfera (sC = A U H U C U L U B).

Factores do Clima:

Internos - composição, instabilidade e circulação geral da Atmosfera (e do Oceano);

Externos - Regionais e Locais - relevo, coberto vegetal, proximidade do Oceano;

Gerais – radiação solar, esfericidade do Globo, movimentos orbitais e existência de continentes e oceanos.

O balanço energético da Terra: os valores médios e as variações segundo a latitude; o efeito de estufa e a diferença entre a Tméd. esperada (-16ºC) e a Tméd. registada (+15ºC).

Complexidade, variabilidade e mudança climática.

Mecanismos Forçadores do Clima: a) Tectónica de Placas; b) Intensidade da Radiação Solar; c) Mecanismos Orbitais.

 a) Processos da Tectónica de Placas com impacte climático: 1_geração de relevos (precipitação regional); 2_actividade vulcânica e emissão de aerossóis sulfato (arrefecimento global); 3_a variação da velocidade do alastramento dos fundos oceânicos no controlo da intensidade da actividade vulcânica e da taxa de emissão de GEE (Hipótese de BLAG); 4_a presença de continentes em posição polar e a ocorrência de períodos glaciais (Hipótese da Posição Polar).

b) Intensidade da Radiação Solar: influência das explosões e das manchas solares na intensidade da radiação solar; relação com a variação da temperatura média da Terra.

c) Mecanismos Orbitais: breve revisão dos principais movimentos orbitais da Terra (rotação, translacção e precessão); respectiva influência na taxa de insolação do planeta; a inclinação do eixo terrestre e as características das estações do ano; variação periódica dos parâmetros orbitais (excentricidade da órbita - 100 000 anos, inclinação do eixo – 41 000 anos, precessão - 23 000 anos).

Os Ciclos de Croll - Milankovitch.

A ciclicidade das alterações climáticas forçadas por causas naturais; respectivas escalas e sobreposição.


SEdimentos da Margem Oeste Ibérica

4 Outubro 2024, 11:00 Francisco Fatela

Conclusão da análise composicional da fracção Ø> 180µm, de um perfil de amostras da Margem Oeste Ibérica.  Observação, identificação e contagem dos elementos desta componente arenosa, sob lupa binocular, em sedimentos recolhidos entre -4500m e a zona costeira (sapal e praia).