Sumários

Dia 11

22 Março 2019, 11:00 Solveig Thorsteinsdottir

Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Discussão sobre os resultados obtidos e análise de resultados.

Depois do fim a disciplina, a docente continua disponível para a análise e discussão dos resultados e para tirar dúvidas relativamente a apresentação dos dados e a escrita do relatório final. Essas discussões são feitas em horário a combinar e até a data da entrega do relatório final.

Duração da aula: 2h


Aula 12

22 Março 2019, 09:00 Solveig Thorsteinsdottir

Morfogénese por ramificação. Exemplos de orgãos que se forma através de morfogénese por ramificação. O processo básico: formação de botões (buds) e o seu crescimento e ramificação progressiva. O papel de perlecan no aumento da sinalização Fgf10. O papel de Fgf10 no crescimento e a indução de Sprouty quando a concentração de Fgf10 é elevada. O papel de Shh na inibição da expressão de Fgf10. A estabilização da fenda pelo Tgfbeta e sintese de fibronectina e a dinamica da sintese e montagem de uma matriz de fibronectina na fenda. O papel de tensão celular via ROCK e miosina II na ramificação. Modelo actual de morfogénese por ramificação.

Duração da aula: 2h.


Dia 10

21 Março 2019, 14:00 Solveig Thorsteinsdottir

Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Discussão sobre os resultados obtidos e análise de resultados.

Duração da aula: 4h


Aula 11

21 Março 2019, 11:00 Solveig Thorsteinsdottir

Desenvolvimento dos membros dos tetrapodes. As vias de sinalização mais frequentemente usadas durante o desenvolvimento embrionário. O modelo galinha para o estudo do desenvolvimento dos membros. Iniciação do limb bud, estabelecimento do AER e crescimento próximo-distal. Modelos existentes. Polarização antero-posterior. O papel do Shh no ZPA. Polarização dorso-ventral. Wnt7a da ectoderme induz lmx1b no membro dorsal. Coordenação entre os três centros de sinalização (AER, ZPA e ecoderme dorsal).

Esculpir o botão do membro. O papel da apopotose na criação da forma final do membro. O papel duplo dos BMPs, na condrogénese e na apopotose. O papel da activina na manutenção dos dedos. O papel auxiliar de Fgfs na indução da apopotose nas membranas interdigitais.

Conferência proferida pelo Prof. Joaquín Rodriguez-León (Univ. Extremadura, Badajoz).

Duração da aula: 2h.


Aula 10

21 Março 2019, 09:00 Solveig Thorsteinsdottir

A morfogénese do sistema digestivo. Embriologia do sistema digestivo. Diferenciação regional (antero-posterior) e tipos celulares envolvidos (endoderm, mesoderm esplancnica, crista neural). Padronização da endoderm começa muito cedo. Os factores parácrinos segregados pela mesoderm e que têm um papel importante na regionalização do tubo neural, também regionalizam a endoderme. A sintese e o papel de Fgfs, ácido retinóico e Wnts. Activação de factores de transcrição específicos para cada região. O exemplo dos genes Cdx, homólogos do caudal na Drosophila. A libertação de Shh da endoderme e influência na mesoderme. A expressão de um “código Hox” ao longo do eixo AP da mesoderme. Alteração do “código Hox” pode resultar em alterações homeóticas (exemplo de Hoxd13). Expressão de genes Hox na mesoderm dita a sua expressão de BMP4 e/ou Fgfs que por sua vez influenciam a diferenciação da endoderm. O exemplo da transição estomago/intestino. Jogo de “ping-pong” entre endoderm e mesoderm vai regulando a diferenciação das mesmas em sincronia. O possível papel das células da crista neural na diferenciação da mesoderme.

Duração da aula: 2h.