Sumários

Aula 8

15 Março 2019, 09:00 Solveig Thorsteinsdottir

A crista neural e a morfogénese da face e dos tecidos do pescoço. A crista neural. Os estudos pioneiros de Nicole Le Douarin. A crista que expressa genes Hox versus a crista que não expressa Hox. Os arcos branquiais e os principais derivados. O estudo da formação da face. Comunicação entre tecidos é essencial para o desenvolvimento normal da face. Vias de sinalização envolvidas. Mofogénese do pescoço. Formação do timo. Derivados da endoderme da faringe. A crista neural cardíaca. O papel de sinalização Shh e notch na diferenciação dos tecidos do 2º arco branquial.

 

Conferência proferida pela Prof. Hélia Neves (Faculdade de Medicina, UL)

Duração da aula: 2h.


Dia 5

14 Março 2019, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Continuação do protocolo de hibridação in situ. Corte de criostato e primeiro dia de imuno.

Duração da aula: 5h (com pausa entre 15-17h).


Aula 7

14 Março 2019, 11:00 Solveig Thorsteinsdottir

A crista neural e o sistema nervoso periférico. Derivados da crista neural. Delaminação da crista neural. Os caminhos migratórios das células da crista neural. O desenvolvimento do sistema nervoso enterico. O fenómeno de migração celular colectiva na crista neural: a crista neural cefálica em embriões de anfíbios: o papel de adesão célula-célula na polarização e na eficâcia da migração.

Processos envolvidos na inervação e formação da junção neuro-muscular.

Duração da aula: 2h.


Aula 6

14 Março 2019, 09:00 Solveig Thorsteinsdottir

Desenvolvimento de músculo esquelético 2. Miogénese primária é seguida pela miogénese secundária (e, em animais grandes, miogénese terciaria etc). Fibras lentas versus fibras rápidas. Conversão entre fibras lentas e rápidas. Mioblastos primários, secundários e células satélite. Possíveis mecanismos da sua segregação durante o desenvolvimento. O desenvolvimento do músculo por vagas e o papel da via notch e do ambiente parácrino em cada vaga. O papel da innervação. Uma análise do fenótipo do mutante integrina beta1D knock-in e Lama2 knock-out de ratinho pelos alunos.

Duração da aula: 2h.


Aula 5

13 Março 2019, 09:00 Solveig Thorsteinsdottir

Desenvolvimento de músculo esquelético 1. Breve descrição do desenvolvimento do músculo esquelético. O papel das estruturas axiais na indução da miogénese epaxial. O papel da laminin na manutenção de precursores musculares no dermomiótomo. A formação do miótomo segmentado. Delaminação de precursores musculares e a sua migração para os membros. O papel da citocina “stromal-derived growth factor” na organização das massas musculares nos membros. A dissociação do dermomiótomo através de uma divisão assimétrica. Invação dos precursores musculares no miótomo e a translocação dos miócitos do miótomo para as orientações finais das massas musculare em vertebrados terrestres. O papel de MMPs na modulação e transformação da matriz extracelular.