Aula 2

7 Março 2019, 11:00 Solveig Thorsteinsdottir

Introdução à parte prática da disciplina. Esta parte é em comum com a disciplina no bloco seguinte, Evolução e Desenvolvimento, lecionada pelo Prof. Élio Sucena, tendo assim uma duração de 6 semanas (3 semanas GMD + 3 semanas ED) excluíndo as férias da Páscoa.

Apresentação dos objetivos, métodos de avaliação e regras de trabalho (com a presença de ambos os docentes: Sólveig Thorsteinsdóttir e Élio Sucena). Apresentação dos três projetos práticos disponíveis, incluindo as suas bases científicas, a questão principal que se pretende estudar e os métodos envolvidos. Os projetos de 2018/2019 são os seguintes:

  1. Mechanisms of epithelial-mesenchymal transitions (EMTs) - the case of the EMT originating the sclerotome.
  2. Testing behavioural avoidance as an immune mechanism.

Pretende-se que os alunos trabalhem nos seguintes pontos: 1. Estudo da questão científica e dos métodos envolvidos. 2. Delineamento experimental. 3. Treino nas técnicas envolvidas (as primeiras experiências). 4. Organização temporal das experiências (Google calendar). 5. Execução de experiências e a análise dos resultados obtidos. 6. Eventuais ajustes no delineamento experimental face aos resultados obtidos. 7. Análise global dos resultados obtidos. 8. Enquadramento dos resultados no conhecimento existente. 9. Escrita do relatório final em forma de artigo científico.

Seguiu-se a escolha de projeto por parte dos alunos e formação dos grupos de trabalho.

Duração da aula: 2h