Metodologias de ensino e de aprendizagem

A unidade curricular segue uma abordagem “aprender fazendo”, com ênfase em projetos. Os estudantes assumem a iniciativa na recolha de material e na construção do conhecimento, sendo avaliada sobretudo a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e discutidos em aula. As aulas teóricas são palestras; as teórico-práticas acompanham os grupos de 3–4 estudantes nos diferentes temas. Os trabalhos são apresentados e debatidos em fórum aberto e consolidados num relatório final. As aulas de laboratório focam a aprendizagem de ferramentas de simulação de gestão de energia (p.ex., EnergyPLAN) e a construção de modelos bottom-up em folha de cálculo. Com apoio docente, resolvem problemas e aplicam as ferramentas ao trabalho final da UC. A avaliação contínua tem marcos ao longo do semestre (apresentações) e promove feedback, comunicação colaboração. Semanalmente, os estudantes frequentam uma aula teórica (1,5 h), uma teórico-prática (1,5 h) e uma de laboratório (3 h).