Sumários

N/A: Comemoração do Dia da Faculdade

15 Abril 2019, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

N/A


Energia e trabalho

8 Abril 2019, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Retomada a questão da sessão anterior e a interpretação de Einstein por analogia com calor e trabalho.

Trabalhos de engenharia dos anos 1820-30 que estiveram na origem do conceito de trabalho. O sentido do termo em função de experiências realizadas com 'poder' animal ou humano. Síntese da teorização do calor em termos de grandeza medida e interpretação, ou seja, o que se significa, do ponto de vista experimental, dizer que o calor é substância, é movimento, é forma de energia vou é transferência de energia.
Com vista à realização do trabalho escrito por parte dos estudantes, foi dada uma panorâmica de processos argumentativos com fundamento lógico.


Energia: experiências e interpretações

1 Abril 2019, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

As experiências apresentas por Thomson para justificar a origem do universo e o fim da humanidade (artigos de 1852, 1854).

Experiências apresentadas por Lodge para justificar a energia como substância. Análise de partes do trabalho de Poynting (1885) em termos de justificação matemática e base experimental.
A análise das experiências de gases de Joule e da roda de pás por Verdet.
Tendo por base as experiências, o tratamento matemático de algumas delas, colocou-se a questão: como interpretar a famosa equação de Einstein E=mc 2? Para o efeito foram cedidas traduções de excertos do trabalhos de 1905 e 1907. 


Experiências sobre equivalente mecânico do calor

25 Março 2019, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Breve sinopse da sessão anterior, para salientar aspectos que importavam para a presente.

Foi realizada a experiência de Mayer: agitação veemente de água num tubo de ensaio, com medição da temperatura antes e depois da agitação. Foi exemplificada a ideia de Mayer com o electróforo. Foi estudado o cálculo do primeiro equivalente mecânico do calor, incluindo a origem dos dados.

Como Mayer utilizou dados empíricos, sobre quantidade de alimentos e grau de esforço físico, para generalizar a sua teoria.

As experiências de Colding 1843: estudo em pormenor das primeiras 3 e cálculos envolvendo as 7.   

A experiência da roda de pás de Joule, 1850. Análise das imagens de Joule e das tentativas de réplica. Os valores obtidos e o cálculo do equivalente mecânico do calor. 

A experiência similar de Rowland, 1879. Os avanços técnicos e de precisão dos cálculos.

Comparação entre as imagens e interpretações da experiência de Joule em manuais contemporâneos e as originais. Discussão desta comparação e da dificuldade em definir energia constante em manuais contemporâneos. 


Experiências com calor

18 Março 2019, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Introdução às teorias do calor do séc. XVIII com base nas Lectures de J. Black.
A máquina a vapor: o modelo de Newcomb e de Watt. O papel do trabalho de Black. 

Variedade de máquinas a vapor: objectos de museus europeus.

O calorímetro de Lavoisier e Laplace e as suas consequências na investigação. 
As experiências de Rumford: para defender a tese que o calor era movimento; para mostrar que o calor era imponderável. 
A experiência de Davy: fricção de pedaços de gelo. 
As experiências de Berthollet, Pictet e Biot (1909): calor por impacto. Comparação com a experiência similar de Hirn (1858). Discussão das interpretações.
Experiências de Gay Lussac (1806). Comparação com as experiências similares de Joule (1845). Discussão das interpretações.