Sumários

Apresentação e discussão de trabalhos

25 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação e discussão das teses dos estudantes sobre os diferentes tópicos.
As apresentações restantes ficaram agendadas para uma sessão extraordinária no dia 1 de Junho.


A origem da equação de Schrodinger

25 Maio 2022, 14:00 Ricardo Lopes Coelho

A origem da equação de Schrödinger é apresentada com recurso aos manuscritos do autor e uma panorâmica histórica dos elementos por ele usados.

O artigo de Planck sobre a quantização da energia.

O uso da quantização na explicação do fenómeno foto-eléctrico por Einstein.

Os trabalhos de Rutherford e Bohr.

A tese de doutoramento de de Broglie: a relação entre a energia quantizada e a energia em equivalência com a massa. A hipótese das ondas de matéria.

Os trabalhos de Hamilton em óptica e a passagem para a mecânica.

A interpretação dos trabalhos de Hamilton por Hertz: sentido geométrico e físico.

O manuscrito de Schrödinger de 1918-19: A mecânica de Hertz e a teoria da gravitação de Einstein. O que ele retira de ambos, Hertz e Einstein.

O que do manuscrito reaparece no artigo de Schrödinger de 1926, onde pela primeira vez apresenta a sua equação. O que Schrödinger acrescenta de novo. Como daqui chega à expressão final da equação. A estratégia de Schrödinger para convencer os leitores a usarem uma mecânica ondulatória.

Como interpretar a equação em função da sua origem?



Discussão de teses. Exercício

18 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação do calorímetro usado por Joule em 1850, com algum manuseamento do objecto.
Exercício de reflexão: como entender a experiência de Joule (1850) em função dos dados experimentais da época, não conformes com a apresentação dos manuais?


Problema do conceito de energia

18 Maio 2022, 14:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação do problema: excertos de físicos do séc. XX e XXI, segundo os quais não sabemos o que é a energia; doutros que ensinam que energia é a capacidade de realizar trabalho; e ainda doutros, que apresentam a energia como uma substância com propriedades muito particulares. Consequências relativas ao conceito de calor: para uns, o calor é forma de energia; para outros, não é, mas é antes transferência de energia.

Fenómenos e interpretações no quadro da teoria do calor. Análise de experiências similares, com resultados concordantes e interpretadas por teorias opostas: experiências de Hirn e Berthollet; Joule e Gay-Lussac; Joule e Dulong.

O que fez a diferença entre as experiências que levaram à concepção da energia e as do calor como substância. Análise de experiências de condensação e rarefação de gases, com foco na fricção. A experiência de agitação da água de Mayer (1842). O primeiro cálculo do equivalente mecânico do calor e da ideia, que ligando dados experimentais conhecidos na época, leva ao resultado. A experiência da roda de pás de Joule. A interpretação da experiência em manuais contemporâneos de termodinâmica e a particularidade da configuração de Joule. A experiência de Rowland e o contraste com os manuais.



Discussão dos princípios. Exercício

11 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Discussão dos princípios de mecânica tratados: o sentido dado pelo autor; o algorítmo; a interpretação do fenómeno via algoritmo.
Exercício de reflexão: se explicamos através dos algoritmos, podemos chegar a contradições. Que fazer?