A origem da equação de Schrodinger
25 Maio 2022, 14:00 • Ricardo Lopes Coelho
A origem da equação de Schrödinger é apresentada com recurso aos manuscritos do autor e uma panorâmica histórica dos elementos por ele usados.
O artigo de Planck sobre a quantização da energia.
O uso da quantização na explicação do fenómeno foto-eléctrico por Einstein.
Os trabalhos de Rutherford e Bohr.
A tese de doutoramento de de Broglie: a relação entre a energia quantizada e a energia em equivalência com a massa. A hipótese das ondas de matéria.
Os trabalhos de Hamilton em óptica e a passagem para a mecânica.
A interpretação dos trabalhos de Hamilton por Hertz: sentido geométrico e físico.
O manuscrito de Schrödinger de 1918-19: A mecânica de Hertz e a teoria da gravitação de Einstein. O que ele retira de ambos, Hertz e Einstein.
O que do manuscrito reaparece no artigo de Schrödinger de 1926, onde pela primeira vez apresenta a sua equação. O que Schrödinger acrescenta de novo. Como daqui chega à expressão final da equação. A estratégia de Schrödinger para convencer os leitores a usarem uma mecânica ondulatória.
Como interpretar a equação em função da sua origem?