Problema do conceito de energia

18 Maio 2022, 14:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação do problema: excertos de físicos do séc. XX e XXI, segundo os quais não sabemos o que é a energia; doutros que ensinam que energia é a capacidade de realizar trabalho; e ainda doutros, que apresentam a energia como uma substância com propriedades muito particulares. Consequências relativas ao conceito de calor: para uns, o calor é forma de energia; para outros, não é, mas é antes transferência de energia.

Fenómenos e interpretações no quadro da teoria do calor. Análise de experiências similares, com resultados concordantes e interpretadas por teorias opostas: experiências de Hirn e Berthollet; Joule e Gay-Lussac; Joule e Dulong.

O que fez a diferença entre as experiências que levaram à concepção da energia e as do calor como substância. Análise de experiências de condensação e rarefação de gases, com foco na fricção. A experiência de agitação da água de Mayer (1842). O primeiro cálculo do equivalente mecânico do calor e da ideia, que ligando dados experimentais conhecidos na época, leva ao resultado. A experiência da roda de pás de Joule. A interpretação da experiência em manuais contemporâneos de termodinâmica e a particularidade da configuração de Joule. A experiência de Rowland e o contraste com os manuais.