Introdução ao Curso História e Filosofia da Tecnologia, Método de Avaliação e Introdução a Filosofia da Tecnologia

10 Março 2022, 14:00 Alexander Mathias Gerner

1. Programa [Introdução: História e Filosofia da Tecnologia]: 

Programa

[Introdução: História e Filosofia da Tecnologia]

1.1 Hacking, Alteridade e Tecnologia do Humano.

1.2 O problema mente-tecnologia.

Recentemente, entramos numa nova fase de desenvolvimento humano em que começamos a depender cada vez mais da tecnologia e de máquinas inteligentes. Na criação e na utilização destes artefactos mudamos a nossa relação com esta tecnologia e connosco próprio. Conceitos que no passado foram aplicados à mente e ao cérebro humano estão agora alargados a sistemas computacionais. Esta nova maneira de conceptualizar os fundamentos básicos da mente e a sua relação com os artefactos inteligentes cria uma nova constelação de problemas chamado o Problema Mente-Tecnologia

1.3 Biotecnologia, bioética e governança.

Este módulo aborda a evolução história da biotecnologia, no sentido de proporcionar aos estudantes uma discussão crítica sobre alguns temas cadentes na sociedade contemporânea, como a ética da investigação científica em biotecnologia e em engenharia genética, as patentes de genes, o melhoramento humano, e a procriação clinicamente assistida.

1.4 Estudo de casos da Engenharia portuguesa Os tópicos deste módulo variam de ano para ano, devendo ser apresentados no programa anual.

1.5 Introdução aos Métodos de ensino e avaliação: Três curtos ensaios (1000palavras cada).

1.6 O que é o plágio e como o evitar (introdução do programa anti-plágio usado  na FCUL -Urkund)

1.7 Introdução: Como citar? https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/unidservico/bib/Guia_Citacoes-v2.pdf

1.7.1 Citação numérica

1.7.2 Citação em nota

1.7.3 Citação entre parênteses com autor-data-localização

2. O que é a tecnologia?

Perguntas: 2.1 Porque é que pensar em tecnologia não é um tema óbvio? 2.2 Dê um exemplo de uma tecnologia que tem suscitado discussões filosóficas. 2.3 O que é a (historia e) filosofia da tecnologia?

Caso Exemplo 1: Claude Robert Eatherly (2 de Outubro de 1918 - 1 de Julho de 1978) foi oficial das Forças Aéreas do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, e piloto de um avião de reconhecimento meteorológico Straight Flush que apoiou a queda da bomba atómica em Hiroshima, Japão, a 6 de Agosto de 1945.Na correspondência do filosofo da tecnologia Günther Anders com Eatherly ao longo de cerca de 71 cartas, Anders e Eatherly debateram-se com o problema de assumir responsabilidade moral humana para com o uso da tecnologia, numa altura em que a ética era a última coisa que a maioria das pessoas parecia querer discutir.

Conclusão: As questões da filosofia da tecnologia  (éticas, societais, culturais e da humanidade) em relação aos exemplo da  bomba atómica  e do piloto de Horoshima nãos e esgotam em meras questões tecnológicas. 

Caso Exemplo da História da Filosofia da Tecnologia: O Míto de Toth (Platão) e a responsábilidade societal da tecnologia ("Technology assessement" avant le lettre) vs. o optimísmo tecnológico dos fazedores/inventores de novas tecnologias, separação de poderes de invenção tecnológico e avaliação societal da tecnologia

Leitura/Exegese/Interpretação de fontes: a) Coeckelberg, M.(2020) Introduction to Philosophy of technology, Capítulo 1

b) Hansson, (2012)."De-Marginalizing Philosophy of Technology". Techné: Research in Philosophy and Technology 16:2 (Spring 2012): 89–93

c) 4 revoluções (decentrações) tecnológias do ser humano? (Floridi (2014) The 4th revolution)

d)Tecnica corporal (Aristoteles, Mauss)

e) Techné e episteme

f) Techné como imitação (mimesis) da natureza: Distinção:  natura naturans --- natura naturata

Hans Blumenberg (1957) Imitação da natureza. Em direcção a uma prehistória da ideia de um ser técnico-creativo.

g) Ernst Cassirer  em ‘Form and Technology’(2012 [1930]) reconhece a importância da técnica/tecnologia na cultura contemporânea. O papel da filosofia da tecnologia é,entender a natureza da tecnica é olhar para ela ‚como ela é‘ (15), para investigar  as ‘“condições de possibilidade” da eficácia tecnologica e da formação da técnica’ (18).

f) Temas e problemas da tecnologia, autonomia e automatização: Crítica de algoritmos predatórios não supervisionados abaixo do limiar humano tomada de decisão e propagação automática de por exemplo notícias falsas ( notícias falsas) 

g) Big Data e a ética da IA e a sua governação (o problema do data voluntarismo)

f) Recomendação da UNESCO acerca da Ética da IA 

g) ética da tecnologia como "enableing tecnology"?