História das Ideias em Biologia

18 Outubro 2016, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A Biblioteca e o Museu de Alexandria: da origem à destruição.

A escola médica de Alexandria: a primeira grande escola de medicina científica: Herófilo de Calcedónia e Erasístrato de Chios a respectiva obra; o papel de cada um no conhecimento da anatomia e do funcionamento do organismo humano.

O conhecimento grego e a transição para Roma: características da procura de conhecimento por parte dos gregos; o registo do conhecimento adquirido; a expansão grega no séc. IV a. C. (Alexandre III “O Grande”); Alexandria e a sua biblioteca; o impulso cultural de Ptolomeu; Alexandria como centro de comércio, de técnica e de ciência; a escola médica de Alexandria; medicina e filosofia (a evolução de uma aliança); a ocupação romana; o peso da cultura grega na civilização romana.

Roma: a primeira grande potência Ocidental.

As três fases pelas quais passou Roma, desde a fundação à queda (monarquia, república e império).

Fase da Monarquia: duração, contexto histórico, geográfico e cultural; características da organização política e social; a influência grega e etrusca; o tempo de Tarquinius superbus, desenvolvimento social e queda da monarquia.

Fase da República: duração, contexto histórico, geográfico e cultural; características da organização política e social; o início da expansão de Roma na península itálica; as Guerras Púnicas, o derrube de Cartago e a expansão em torno do Mediterrâneo; a ascensão de Octávio ao poder e o fim da República.

Fase do Império: A consolidação do poder imperial; a expansão das fronteiras; o auge do Império Romano no século I; a pax romana; prorrogativas e obrigações dos povos dominados; início dos conflitos nas fronteiras a partir do século III; a transferência da capital para Bizâncio e a divisão do Império.

A origem, ascensão, legalização e conversão do cristianismo em religião oficial no Império Romano.

A queda do Império Romano do Ocidente: As invasões dos povos bárbaros, o saque de Roma e a deposição de Rómulo Augusto.

Principais traços do Império Romano que sobreviveram à queda: a língua, as obras de engenharia, o sistema legal e a religião (cristã).

Fortes e fracos do conhecimento científico e técnico em Roma.