História das Ideias em Biologia
13 Outubro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates: naturalidade, trabalhos conhecidos (nenhum), testemunhos indirectos sobre as suas ideias e personalidade; principais áreas de interesse; o seu método dialético de inquérito na aquisição de conhecimento; a morte de Sócrates.
Platão: naturalidade, influências e principais áreas de interesse; principais obras.
Aristóteles, o “Pai da Biologia”: naturalidade, percurso de vida, ameaça de morte e fuga; o eclectismo de Aristóteles e as suas principais áreas de interesse; concepção da composição da matéria (os cinco elementos e respectivas propriedades), das regras que a regem e da forma como compõem o universo; concepção da vida, o princípio que anima a matéria – alma ou psyche, as almas dos animais de acordo com o respectivo grau de perfeição; o conceito de Scala Naturae, características e princípios em que se baseia; concepção da natureza, conceito de Enteléquia; os quatro tipos de factores causais que explicam a existência – causa material, causa formal, causa eficiente e causa final; a obra relacionada com Biologia, os tratados e os pequenos ensaios; o que se sabe sobre a obra perdida; áreas do domínio da Biologia que Aristóteles abordou; a classificação de Aristóteles e os conceitos de Genus e Eidos. Exemplos de observações de Aristóteles que demonstram a sua perspicácia científica; testemunhos de Buffon e Darwin sobre Aristóteles.
Teofrasto, o sucessor de Aristóteles e “pai da Botânica”: a obra de Teofrasto.
Alexandre Magno, ascendência, ascensão e conquistas; o império de Alexandre e a sua desintegração; papel na disseminação da cultura e do conhecimento grego.
Ptolemeu I e o início da dinastia Ptolemaica; transformação de Alexandria num centro de saber, a Biblioteca de Alexandria.