História das Ideias em Biologia

13 Dezembro 2016, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Século XVIII – o Iluminismo.

A Ciência durante o Iluminismo: as tendências e as limitações.

Os naturalistas que dominaram o século XVIII: Buffon e Lineu.

Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon: breve nota biográfica; a Histoire Naturelle, composição, principais características e conteúdo; as ideias de Buffon quanto a noção de espécie, de categoria taxonómica e de classificação, a oposição ao sistema de Lineu, a aceitação da geração espontânea e a mutabilidade da espécie.

Carl von Linné: breve nota biográfica; Inovações atribuídas a Lineu; história e características das principais obras de Lineu, Philosophia Botanica, Species Plantarum e Systema Naturae.

As características do trabalho de Lineu: um naturalista fiel à tradição Bíblica; as categorias taxonómicas e as características da classificação de Lineu; os nomes para Lineu e a sua verdadeira nomenclatura (exemplos de Species Plantarum e de Systema Naturae). A origem não lineana da Nomenclatura Binominal.

As expedições setecentistas e o envolvimento de cientistas e naturalistas: os exemplos de Joseph de Jussieu, Joseph Banks e Daniel Solander, Johann Georg Forster, e Alexander von Humbolt e Aimé Bonpland.

Áreas de interesse da Biologia Experimental no século XVIII.

René Antoine de Réaumur: breve nota biográfica e interesses; os estudos sobre insectos e sobre animais marinhos; as experiências sobre a digestão em aves, sobre a fecundação em rãs e sobre o tempo de incubação em aves, e os cruzamentos entre aves de capoeira.

As dissidências entre espontaneístas e anti-espontaneístas e entre epigenesistas e pré-formacionistas.

John Needham: breve nota biográfica e experiências sobre a geração espontânea.

Lazzaro Spallanzani: breve nota biográfica e interesses; a repetição das experiências de Needham e a identificação dos defeitos de concepção; as experiências de fecundação de ovos de rã; as experiências sobre a digestão; os estudos sobre a ecolocalização em morcegos e a determinação da importância do ouvido.

Georg E. Stahl: breve nota biográfica e interesses; a reacção à iatroquímica e à iatrofísica e o relançamento do conceito de alma/espírito; o desenvolvimento da corrente vitalista e as consequências no progresso da fisiologia; a teoria do flogisto.

Os trabalhos de Joseph Priesley, de Lavoisier e de Laplace sobre a troca gasosa nos pulmões e sobre o calor animal.

Os precursores do transformismo: o conhecimento da diversidade de seres vivos viventes e fósseis ao longo do século XVIII; as ideias de Benoist de Maillet, de Maupertuis, de Charles Bonnet, de Robinet e de Erasmus Darwin manifestadas ao longo do século XVIII e precursoras de Lamarck.