HIB 28
19 Dezembro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Conclusão da Unidade curricular
A estruturação da Biologia no século XIX: a origem de designação; o estabelecimento, no séc. XIX, dos conhecimentos que constituem seis dos sete pilares da Biologia (Teoria da Biogénese, Teoria Celular, Conceitos de Meio interno e de Homeostasia, Teoria da Evolução e Conceito de Ecologia); os níveis de organização da matéria viva e o âmbito da biologia actual.
A biologia no século XX: descrição resumida do desenvolvimento das várias subáreas da Biologia ao longo do século XX.
História das Ideias em Biologia: as intenções, o programa, a concretização do programa e o papel dos alunos.
O balanço do semestre: caracterização da turma; os trabalhos dos alunos, a adesão e os temas desenvolvidos.
História da descoberta da estrutura da dupla hélice de DNA: O desfecho (Watson, Crick e o prémio Nobel da Medicina/Fisiologia em 1962); as contribuições de Friedrich Miesher, Ludwig Kossel, Phoebus Levene, Alexander Todd, Erwin Chargaff, Rosalind Franklin e Maurice Wilkins como preliminares para a descoberta da estrutura da molécula de DNA por James Watson e Francis Crick; os prémios Nobel relacionados com a “saga do DNA”; alguns dos mais importantes esquecidos na procura da estrutura da molécula de DNA, em particular, os casos de Rosalind Franklin e Linus Pauling; a continuação da exploração com a descoberta do código genético.
Apresentação aos alunos das características gerais do exame final.
Encerramento da Unidade curricular.