HIB 13

17 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

A medicina bizantina: Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécius de Amida e Paulo de Egina.

A “Casa da Sabedoria”: propósito, criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o conhecimento.

Os mais ilustres sábios árabes com contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Al-Razis (Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e Al-Nafis).

As principais contribuições do Islão para o conhecimento em Biologia.

A decadência da ciência árabe a partir do século XII.

Os conhecimentos biológicos dos Judeus: O talmude e Moisés Maimónides.

A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.

De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.