Sumários

HIB 19

22 Novembro 2022, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Século XVII – a Biologia experimental.

A geração dos seres vivos: a teoria da semente dupla (origem, seguidores e extensão no mundo dos seres vivos); a descoberta de óvulos e espermatozóides; as correntes ovista e espermatista/animaculista, bases de cada uma das correntes, argumentos baseados no conhecimento empírico de suporte e respectivos defensores; Caspar Bertholin, a natureza do sémen feminino e a queda da teoria da semente dupla.

Pré-formismo versus epigénese: bases de cada uma das correntes, argumentos baseados no conhecimento empírico de suporte e respectivos defensores. O “problema” dos defensores da pré-formação: hipóteses da disseminação e do encaixamento. António Valisneri e algumas extrapolações interessantes acerca da hipótese do encaixamento.

A Iatrofísica e a Iatroquímica: bases de cada uma das correntes, argumentos baseados no conhecimento empírico de suporte e respectivos defensores. Herman Boerhaave e a tentativa para conciliar as duas correntes.

Século XVII – Os naturalistas.

John Ray: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade de animais e plantas; características da sua prática classificativa e contribuição para a alteração do paradigma da classificação biológica; formulação do primeiro conceito biológico de espécie.

Os nomes e a organização da diversidade: Joseph Pitton de Tournefort: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade e classificação biológica das plantas; clarificação da distinção entre género e espécie; características da nomenclatura pré-renascentista e renascentista; os nomes vulgares em latim e os nomes científicos de nível genérico; a construção dos nomes-diagnose renascentistas, critérios e resultado final; exemplos de nomes-diagnose de várias espécies.

Andrea Cesalpino e De plantis libri XVI, e John Ray e Historia Plantarum Species e o termo “genus” no sentido taxonómico.

Pierre Magnol e Prodromus historia generalis plantarum e o termo “familia”.

Joseph Pitton de Tournefort, Éléments de botanique e Institutiones rei herbariae, e os termos “genus” e “classis”.

Augustus Quirinus Rivinus (August Bachman) e Introductio Generalis in rem Herbariam, e os termos “genus” e “ordines”.

O estabelecimento da categoria taxonómica “género”: as posições de Tournefort e Rivinus.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 18

17 Novembro 2022, 12:15 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

A História Natural ao longo do Séc. XVI – o ponto de partida, a evolução, as consequências e os primeiros passos.

Séc. XVI – Jardins Botânicos e Gabinetes de curiosidades.

Luca Ghini e a criação do jardim botânico (hortus botanicus) de Pisa e do primeiro herbário seco (hortus siccus).

Os jardins botânicos e os gabinetes de curiosidades: origem, popularização, utilidade; como tudo começou (as descobertas, as explorações e a cristianização dos nativos), e depois (a curiosidade, a recolha de amostras, o transporte de amostras para a Europa e a acumulação de amostras em colecções); as consequências (conhecimento da diversidade dos seres vivos, necessidade de organização da diversidade e necessidade de procura de um sistema de organização); os primeiros passos (nomes, organização da diversidade, procura de regras gerais e estudo da diversidade).

Séculos XV e XVI – Os herbalistas (o desenvolvimento da Botânica): vida, obra e importância de Otto Brunfels, Leonhart Fuchs, Hieronymus Bock e Valerius Cordus para o desenvolvimento da Botânica moderna; a importância de Charles de l’Écluse e Garcia d’Orta para o conhecimento da Botânica.

Andrea Cesalpino: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade das plantas; a primeira classificação biológica das plantas.

Johannn Bauhin: formação, vida, obra e a sua Historia Plantarum Universalis.

Gaspard Bauhin: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade e classificação biológica das plantas; o Pinax theatri Botanici, características da obra e da nomenclatura empregue.

Referência a outros herbalistas da época (Pietro Andrea Mattioli, Rembert Dodoens, Joachim Camerarius, Matthias de l’Obel, John Gerard e William Turner) e às suas mais importantes obras.

Séculos XV e XVI – os fósseis, os “jogos da natureza”: esquecido o conhecimento da Antiguidade, a concepção pós-medieval dos fósseis; Georg Pawer (Agricola) que, na sua obra De Fossilium Natura, cria o termo “fóssil”; o papel de Bernard Palissy, antecedido por Girolamo Fracastoro e por Leonardo da Vinci.

Século XVII – na via da Biologia moderna: a continuação pelo interesse na aquisição de conhecimento, o aperfeiçoamento da metodologia, o desenvolvimento de instrumentos e técnicas, e a criação de instituições, sociedades e academias científicas.

As pessoas e o interesse pelo conhecimento: aumento do número de eruditos e o patrocínio de actividades científicas, consequências desses dois factores.

O aperfeiçoamento da metodologia: Francis Bacon e o Novum Organum Scientiarum; Introdução do raciocínio indutivo, promoção do cuidado e da precisão nas observações, e da experimentação; René Descartes e o Discurso do Método; as regras da investigação científica; o Traité de l’Homme e a teoria mecanicista aplicável ao homem e aos outros animais; Galileu Galilei e a experimentação quantitativa; o método científico, a sua génese, evolução e funcionamento.

Século XVII – a Biologia Experimental: Santorio Santorio: formação médica e relação com Galileu Galilei; o uso do pendulo e a sua conversão em pulsilogium; desenvolvimento do termómetro a partir do termoscópio; De statica medica, as experiências sobre o metabolismo basal e a introdução da experimentação quantitativa em Biologia; a determinação da importância da perspiratio insensibilis e da sua variação em função de parâmetros abióticos e fisiológicos.

William Harvey e a descrição da circulação sanguínea: breve nota biográfica e obra científica.

Francesco Redi: breve nota biográfica e principais obras; as observações e as experiências com cobras, e a negação de mitos enraizados; As experiências acerca da geração de insectos e o primeiro ataque à geração espontânea; os trabalhos de parasitologia; a introdução do controlo na experimentação.

Século XVII – Microscopia e microscopistas: Desenvolvimento de instrumentos e técnicas: a evolução das lentes e a invenção do microscópio composto; o uso dos primeiros microscópios; o aperfeiçoamento do microscópio composto por Leeuwenhoek e o uso que lhe foi dado; o papel de Reinier de Graaf na recomendação de Leeuwenhoek à Royal Society; as observações microscópicas de Leeuwenhoek; Robert Hooke, Micrographia e a criação do termo “célula”; Jan Swammerdam e o seu papel na microscopia; Marcello Malpighi, De pulmonibus e o detalhe que faltava a William Harvey.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.



HIB 17

17 Novembro 2022, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Séculos XV e XVI – Os anatomistas (a queda de Galeno): vida, obra e importância para o conhecimento da Anatomia de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius.

Leonardo da Vinci: formação inicial, actividades, a obra anatómica (o homem de Vitrúvio e as proporções do corpo humano, esboços anatómicos e suas características, as anotações, o tratado de Anatomia que nunca foi escrito e as concessões a Galeno e à Igreja); a redescoberta no século XIX.

Andreas Vesalius: formação médica e actividade como professor de Anatomia; as dissecções humanas antes de Vesálio e a visão deste em relação à prática de dissecções; De humani corporis fabrica, de 1543 (composição e principais características da obra); comparação com outros tratados anatómicos da época; a crítica a Galeno, as críticas dos médicos galénicos contemporâneos, a pressão da Igreja e o ostracismo de que foi alvo durante as últimas décadas da sua vida.

Principais obras de outros anatomistas do século XVI seleccionados: Miguel Serveto; Gabriele Fallopio, e Girolamo Fabrizio d’Aquapendente.

Séculos XV e XVI – Outros avanços na medicina: vida, obra e importância para o conhecimento médico de Girolamo Fracastoro, Ambroise Paré e Paracelso.

Girolamo Fracastoro: formação e interesses de Fracastoro; a abordagem poético-científica ao conhecimento da sífilis; o carácter pandémico da sífilis pela Europa; a noção de contágio, a causa da transmissibilidade (os “esporos”) e a sistematização dos agentes transmissores e das formas de transmissibilidade; a prevenção do contágio e o estabelecimento de regras de isolamento para os doentes infecciosos.

Ambroise Paré: o “pai” da biologia forense e o pioneirismo em técnicas de cirurgia e medicina em campos de batalha; a invenção de instrumentos cirúrgicos.

Paracelso: o perfil de Paracelso, a oposição a Galeno e aos árabes; a origem da medicina psicossomática e do recurso a uma farmacopeia química (mineral) para além do uso das plantas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 16

15 Novembro 2022, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Séculos XV e VXI – Os naturalistas de campo (eruditos viajantes): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia; os exemplos de Gonçalo Fernandez de Oviedo y Valdés, Edward Wotton, Francisco Hernández de Toledo e José de Acosta; características gerais das obras dos eruditos viajantes e importância para o conhecimento da diversidade biológica em outros continentes.

Século XVI - Os naturalistas de Gabinete (eruditos polígrafos): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia de Pierre Belon, Ippolito Salviani, Guillaume Rondelet, Conrad Gessner e Ulisse Aldrovandi; características gerais e aspectos curiosos das obras dos eruditos polígrafos. Importância da respectiva obra para o conhecimento da diversidade biológica.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 15

10 Novembro 2022, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

As datas de início e de fim da Idade Moderna. Antecedentes imediatos do Renascimento: A expansão dos turcos otomanos; a queda de Constantinopla; a interrupção das rotas comerciais para oriente e a necessidade de procura de rotas alternativas (marítimas); a fuga dos intelectuais para ocidente e o incremento na disponibilização das obras e dos conhecimentos da antiguidade; libertação da escolástica; o desenvolvimento da imprensa e a proliferação de obras impressas.

A transição para a Idade Moderna: da Baixa Idade Média para a Idade Moderna; a sociedade, a economia e a cultura no final da Idade Média; o crescimento do Império Otomano a partir do século XIV; o desagregar do Império Bizantino; a queda de Constantinopla em 1453 e suas consequências.

Divisões da Idade Moderna: Renascimento, o período de preparação (desenvolvimento de métodos e de tecnologia), e Iluminismo, o período de concretização (consolidação de métodos e aquisição de saber).

A corrente humanista e o seu papel na divulgação do conhecimento da Antiguidade e na procura de conhecimento novo.

O cavaleiro medieval dá lugar ao homem do renascimento: incansável curiosidade intelectual, eclectismo, sensibilidade em relação a todas as formas de beleza e paixão pelas artes (pintura, escultura e música).

Desiderius Erasmus: a vida e a obra; a deambulação pela Europa; o “Elogio da Loucura”, como crítica à prática da Igreja e incentivo para a reforma.

A prática da Igreja Romana (impostos e taxas, opulência, ignorância, tirania e indulgências), as correntes dissidentes e a perda da influência papal na Europa: Martin Luthero e o protestantismo; Jean Calvin e o Calvinismo; Henrique VIII e a Igreja Anglicana; O Concílio de Trento, a contra-reforma e a revitalização da Inquisição.

Algumas das principais figuras da Renascença.

A Biologia antes e durante do renascimento: os interesses (vertente médica e vertente naturalista), os meios, o acessível e o adquirido antes do Renascimento; vertentes da Biologia no Renascimento (vertentes tradicionais e vertentes novas); Francis Bacon, René Descartes e Galileu Galilei, e a nova metodologia da ciência; o aparecimento de jardins botânicos, gabinetes de curiosidades, e sociedades e academias científicas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.