Métodos de Ensino e Avaliações

Pretende-se que o ensino seja focado nos estudantes, na melhoria das suas aprendizagens e sucesso e não apenas na transmissão de informação pelos docentes. As aulas teóricas, essencialmente expositivas, utilizam TICs. Pretende-se que esta aprendizagem seja também ativa envolvendo mais diretamente os estudantes como participantes ativos e não só ouvintes. Para isso os alunos realizam seminários (apresentações) em grupo sobre temas selecionados por eles e com avaliação pelos pares. Nas aulas práticas há participação ativa, independente e em grupo e contacto estreito docente-discente. Os alunos desenvolvem um pequeno projeto experimental, segundo os interesses do grupo e adaptado às condições disponíveis, cujos resultados são discutidos com os docentes antes da submissão para avaliação. Avaliação teórica: exame final + seminário (aprendizagem ativa em grupo); avaliação prática: participação ativa nas aulas/ projeto experimental + relatório de grupo em forma de artigo. As ponderações (%) de cada elemento de avaliação na nota final são apresentadas e decididas no inícioo das aulas.