Sumários

Aula T10

9 Maio 2023, 09:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Evolução de sapais em contexto de alteração climática – metodologia para determinação. Tipos de modelos.

Morfologia local (Modelo Digital de Terreno) – Varrimento Lidar, dados DGPS, drones. Vantagens de desvantagens de cada método. Cotas de transição teóricas entre alto sapal, baixo sapal e raso de maré. 


Aula TP 9

2 Maio 2023, 11:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Risco associado às arribas litorais.


Aula T9

2 Maio 2023, 09:00 Rui Pires de Matos Taborda

Arribas e litorais rochosos. Introdução. Extensão de arribas e litorais rochosos à escala global e em Portugal continental. Arribas brandas e arribas rochosas. Dinâmica litoral em arriba: fatores condicionantes (forças resistentes) e fatores desencadeantes (forças atuantes).  Fator de segurança. Movimentos de massa de vertente: conceitos, relevância e tipologia das instabilidades (queda de blocos, tombamento, escorregamento translacional, escorregamento rotacional, fluxo de detritos). Relações de magnitude frequência. Conceito de risco. Gestão do risco em litoral de arriba: planeamento (faixas de risco/salvaguarda), sinalização, intervenção, monitorização.


Aula TP 8

18 Abril 2023, 11:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Aula T8

18 Abril 2023, 09:00 Rui Pires de Matos Taborda

Dunas costeiras. Conceito e importância. Funções: barreira ao vento, manutenção da qualidade da água, obstáculo físico ao galgamento, armazém de sedimento disponível para alimentar a praia, valor ecológico. Estrutura do escoamento eólico, arranque e transporte de partículas. Formação. Dunas embrionárias, Nebkha, dunas de sombra, dunas frontais, dunas transversais, dunas parabólicas e dunas longitudinais, dunas trepadora, e dunas de topo de arriba. Estruturas de deflação.