Sumários
Atividade de Avaliação Preditiva
23 Abril 2020, 16:00 • Tiago João Vieira Guerreiro
Atividade de avaliação preditiva. Estimar o tempo de realização de uma tarefa (apagar uma letra numa frase) de duas formas, usando os métodos de GOMS e KLM. Experimentação com um mínimo de dois participantes para comparação com os tempos previstos. Relatório.
Avaliação Preditiva
21 Abril 2020, 16:00 • Tiago João Vieira Guerreiro
Exercício de avaliação de interfaces. Avaliação predicativa, o que é, porque se usa e as suas fases de aplicação.Os modelos GOMs e KLM. Exemplos de aplicação.Resumo dos vários tipos de avaliação (com utilizadores, heurística e predicativa).
Atividade de Avaliação Heurística
16 Abril 2020, 16:00 • Tiago João Vieira Guerreiro
Atividade individual de avaliação heurística da interface prototipada na atividade anterior. Relatório da avaliação heurística individual com um mínimos de 5 violações.
Princípios de Design e Usabilidade e Avaliação Heurística
7 Abril 2020, 16:00 • Tiago João Vieira Guerreiro
Princípios de Design de NormanAs 10 heurísticas de Nielsen.O que é Avaliação Heurística e como se faz. As 4 fases da avaliação heurística: Treino pré-avaliação; Avaliação; Consolidação; e Balanço. Graus de severidade e como se atribuem aos problemas de usabilidade. Como é que o número de avaliadores e a sua experiência influenciam a quantidade de problemas de usabilidade encontrados na avaliação heurística. Exercício prático de avaliação heurística para ilustrar como se faz.
Atividade de Prototipagem
2 Abril 2020, 16:00 • Tiago João Vieira Guerreiro
Atividade de prototipagem (baixa fidelidade) de uma interface para um café. Avaliação (wizard-of-Oz) com utilizadores (familiares ou amigos).