Sumários

Atividade de Avaliação Preditiva

23 Abril 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Atividade de avaliação preditiva. Estimar o tempo de realização de uma tarefa (apagar uma letra numa frase) de duas formas, usando os métodos de GOMS e KLM. Experimentação com um mínimo de dois participantes para comparação com os tempos previstos. Relatório.


Avaliação Preditiva

21 Abril 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Exercício de avaliação de interfaces. Avaliação predicativa, o que é, porque se usa e as suas fases de aplicação.Os modelos GOMs e KLM. Exemplos de aplicação.Resumo dos vários tipos de avaliação (com utilizadores, heurística e predicativa).


Atividade de Avaliação Heurística

16 Abril 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Atividade individual de avaliação heurística da interface prototipada na atividade anterior. Relatório da avaliação heurística individual com um mínimos de 5 violações.


Princípios de Design e Usabilidade  e Avaliação Heurística

7 Abril 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Princípios de Design de NormanAs 10 heurísticas de Nielsen.O que é Avaliação Heurística e como se faz. As 4 fases da avaliação heurística: Treino pré-avaliação; Avaliação; Consolidação; e Balanço. Graus de severidade e como se  atribuem aos problemas de usabilidade.  Como é que o número de avaliadores e a sua experiência influenciam a quantidade de problemas de usabilidade encontrados na avaliação heurística. Exercício prático de avaliação heurística para ilustrar como se faz. 


Atividade de Prototipagem

2 Abril 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Atividade de prototipagem (baixa fidelidade) de uma interface para um café. Avaliação (wizard-of-Oz) com utilizadores (familiares ou amigos).