Sumários

Prototipagem

31 Março 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Exercício de avaliação de interfaces. O que são protótipos, os principais objetivos da prototipagem e as principais vantagens. Design paralelo como forma de atingir a melhor solução para a interface. Características dos protótipos: Abrangência e profundidade; Fidelidade e funcionalidade. Protótipos verticais e horizontais; de baixa fidelidade e de alta fidelidade; funcionais e não funcionais. Tipos de protótipos: cenários de interacção, Storyboards, protótipos de papel, protótipos funcionais e wizard-of-Oz. Vídeos ilustrativos dos vários tipos de protótipos. Como construir e avaliar protótipos de papel, vantagens e desvantagens.


Atividade sobre Personas

26 Março 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Atividade de criação de Personas para o contexto de uma aplicação web de consulta de informação sobre a COVID-19. 


Análise de Utilizadores e Tarefas + Recolha de Dados

24 Março 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Exercício de avaliação de interfaces. Análise de Utilizadores, o porquê de estudar os utilizadores. O que queremos saber sobre eles? Modelo mental e como se cria. Definição de personas e exemplos. As 11 Perguntas para caracterizar utilizadores e tarefas. Exemplo da "Pauta Mágica" para ilustrar algumas das 11 perguntas. Como seleccionar tarefas representativas. Recolha de Dados. 


Atividade sobre Fatores Humanos II

19 Março 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Realização de experiências online e em papel de aquisição de alvos. Cronometragem e validação da lei de Fitts. Atividade de resposta a questões sobre a Lei de Fitts. 


Fatores Humanos II

17 Março 2020, 16:00 Tiago João Vieira Guerreiro

Exercício de avaliação de interfaces. O Sistema de Processamento Humano de Card, descrição do sentido do tato e dos subsistemas motor e cognitivo. A lei de Fitts.Os vários tipos de memória: memória sensorial, memória de curta duração (STM) e Memória de longa duração (LTM). Atividades principais da memória de longo prazo: armazenamento, esquecimento e recuperação. Influência dos fatores humanos no design de interfaces.