Sumários

Pl21-9

27 Abril 2026, 14:30 Luis Peralta

Experiência virtual com detector HPGe.


Trabalho Laboratorial de Física da Matéria Condensada 1 (subturma2)

27 Abril 2026, 14:30 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

Grupo 1: Estudo da resistividade elétrica da platina em função da temperatura (entre 20 K e 280 K) e verificação da lei de Matthiessen. Importância do método de medição da resistência a quatro pontas.

Grupo 2: Efeito de Hall em semicondutor extrínseco (tipo p). Identificação do tipo de portador maioritário e determinação da densidade de portadores à temperatura ambiente. Foi também demonstrado o princípio de funcionamento de uma sonda de Hall para a medição do campo magnético.


PL21-8

20 Abril 2026, 14:30 Luis Peralta

Começo da segunda turma no módulo de FNA. Descrição das experiências. Instalação do software necessário.


Conceitos teóricos associados a cada trabalho prático a realizar (subturma 2)

20 Abril 2026, 14:30 Ana Marques

Foi apresentada à segunda metade da turma desta unidade curricular uma breve introdução aos conceitos teóricos associados a cada trabalho prático a realizar no módulo de Física da Matéria Condensada:

  • Caracterização ótica de filmes semicondutores
  • Efeito de Hall em semicondutores extrínsecos (tensão de Hall medida à temperatura ambiente)
  • Estudo da dependência da resistividade elétrica de um metal com a temperatura


PL21-7

13 Abril 2026, 14:30 Luis Peralta

Aula de dúvidas sobre os trabalhos realizados.