Sumários

Trabalho Laboratorial de Física da Matéria Condensada 3 - aula 2

13 Abril 2026, 14:30 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

Grupo 1: Aquisição da curva de resistividade elétrica da platina em função da temperatura (entre ~30 K e 280 K) e ajuste pelo modelo de Bloch–Grüneisen.

Grupo 2: Caracterização de filmes semicondutores de AZO com três espessuras diferentes: 100 nm, 220 nm e 450 nm. Aplicação do método Swanepoel à curva de transmitância obtida do filme de AZO mais espesso e discussão das suas virtudes e limitações. E introdução ao método do Tauc Plot para determinação da energia de hiato do semicondutor.

Grupo 3: Caracterização de semicondutores extrínsecos, tipos -p e -n.


Trabalho Laboratorial de Física da Matéria Condensada 3 - aula 1

30 Março 2026, 14:30 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

Grupo 1: Estudo da resistividade elétrica da platina em função da temperatura e introdução à lei de Matthiessen. Importância do método de medição da resistência a quatro pontas e verificação na gama de temperaturas entre 230 K e 280 K.

Grupo 2: Caracterização de filmes semicondutores (métodos de calibração, classificação do hiato - direto e indireto -, determinação da energia do hiato e da espessura de um filme de Si).

Grupo 3: Estudo do campo magnético gerado por um eletroíman constituído por duas bobines com núcleo de ferro.


PL21-6

30 Março 2026, 14:30 Luis Peralta

Realização do 3º trabalho PL do módulo FNA.


PL21-5

23 Março 2026, 14:30 Luis Peralta

Realização do 2º trabalho PL do módulo FNA.


Trabalho Laboratorial de Física da Matéria Condensada 2 - aula 2

23 Março 2026, 14:30 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

Grupo 1: Caracterização de filmes semicondutores de AZO com três espessuras diferentes: 100 nm, 220 nm e 450 nm. Aplicação do método Swanepoel à curva de transmitância obtida do filme de AZO mais espesso e discussão das suas virtudes e limitações. E introdução ao método do Tauc Plot para determinação da energia de hiato do semicondutor.

Grupo 2: Caracterização de um emicondutor extrínseco, tipo-p, e demonstração do princípio de funcionamento de uma sonda de Hall para medição do campo magnético.

Grupo 3: Aquisição da curva de resistividade elétrica da platina em função da temperatura (entre 20 K e 280 K) e ajuste pelo modelo de Bloch–Grüneisen.