Sumários
Teoria de Hamilton-Jacobi
16 Maio 2025, 16:30 • Vladimir Konotop
Nesta hora foi dada aula teórica. Derivação da equação de Hamilton-Jacobi. Algoritmo de resolução dum problema mecânico usando a teoria de Hamilton-Jacobi. Caso de um Hamiltoniano que não depende do tempo. Função caraterística dum Hamiltoniano. Exemplo de resulução do problema de osclador linear usando a teoria de Hamilton-Jacobi.
Teoria de Hamilton-Jacobi
16 Maio 2025, 14:30 • Vladimir Konotop
Demonstração do teorema de Liouville. Função como função de coordenadas e tempo (função principal de Hamilton).
Formulação Hamiltoniana
14 Maio 2025, 15:00 • Vladimir Konotop
Integrais de movimento. Parênteses de Poisson de dois integrais de movimento. Espaço de fase. Trajetória de fase. Exemplo de retrato de fase de oscilador linear.
Formulação Hamiltoniana
13 Maio 2025, 15:30 • Vladimir Konotop
Parênteses de Poisson; propriedades. Demonstração de identidade de Jacobi.
Formulação Hamiltoniana
9 Maio 2025, 16:30 • Vladimir Konotop
Exercícios 5.2, .3, 5.4. Exemplos de aplicações de transformações canónicas. Resolução do problema para oscilador linear usando a transformação canónica.