Sumários

Litoral arenoso T7 -ambientes praia-duna

2 Novembro 2020, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

O nível do mar e as variações de escala temporal pequena: marés, maré astronómica e maré real. Interpolação da maré astronómica. Sobreelevação de origem meteorológica, conceito, determinação a paritr da comparação entre observações da maré real e astronómica. Variações glacio-eustáticas do nível do mar e erosão costeira. O nível do mar no passado recente, no presente e no futuro:observações no marégrafo de Cascais e projecções até final do séc. XXI. Conceito de perfil de equlíbrio, relações com a dimensão das partículas sedimentares. Processos de transferência sedimentar entre o perfil activo e o tardoz da praia (processos transversais) a escala temporal longa. Manutenção do perfil de equilíbrio, elevação do nível do mar e erosão: a regra de Bruun.

Processos de transferência sedimentar entre o perfil activo e o tardoz da praia (processos transversais) a escala temporal curta: erosão, galgamento.


Litoral arenoso TPextr1 -ambientes praia-duna

29 Outubro 2020, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula extraordinária, leccionada/acompanhada por parte dos estudantes em zoom. 


Acompanhamento dos estudantes no processamento, discussão e interpretação de dados de campo - ondas.


Liotral arenoso TP6 -ambientes praia-duna

26 Outubro 2020, 11:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aplicação de matrizes de transformação. Rebentação, espraio, máximo espraio, runup e setup – conceitos. Determinação da cota do máximo espraio – soluções empíricas.


Liotral arenoso T6 -ambientes praia-duna

26 Outubro 2020, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Modelação de ondas sobre uma batimetria arbitrária. Matrizes de transformação: conceitos e aplicações. Coeficiente de transformação. Vantagens e inconvenientes de utilização de metodologias de modelação de ondas, caso a caso, e da utilização de matrizes de transformação. Validação de dados modelados – breve referência.

Rebentação, espraio, runup e setup – conceitos, relevância em termos de perigosidade. Conceito de máximo espraio. Determinação da cota do máximo espraio – soluções empíricas. 


Litoral arenoso TP5 -ambientes praia-duna

19 Outubro 2020, 11:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Coeficientes de empolamento e de refracção; rebentação: determinação do ponto de rebentação utilizando o critério da onda solitária. Estima da altura, rumo e outros parâmetros de uma onda a qualquer profundidade incluindo a profundidade de   rebentação – exercício e aplicação em ambiente EXCEL e utilizando a calculadora online.