Sumários

T

4 Dezembro 2024, 13:00 Maria Amélia Dias da Fonseca

 Núcleo e imagem de uma aplicação linear  f e sua relação com o núcleo e o espaço das colunas da  matriz canónica de f. Dimensão do núcleo e da imagem de uma aplicação linear em função da característica da  matriz canónica de f.  

Considerações sobre injectividade e sobrejectividade de aplicações de Rn em Rm em função de n e de m. 

Inversa de uma aplicação linear bijectiva f e relação entre a  matriz canónica de f e a matriz canónica da inversa de f. 

Algumas transformações no plano (reflexão axial, rotação, homotetia) e no espaço (homotetia). Valores e vectores próprios de uma aplicação linear e de uma matriz: exemplos.



Aula24

4 Dezembro 2024, 09:00 Carlos Alberto Martins André

Resolução de exercícios


T

3 Dezembro 2024, 13:30 Maria Amélia Dias da Fonseca

Teorema da extensão linear e exemplos da sua aplicação. 

Matriz canónica de uma aplicação linear.

Determinação da imagem de um vector, através de uma aplicação linear f , usando a matriz canónica de f. Observação de que qualquer matriz é a matriz canónica de uma única aplicação linear.

Composição de aplicações lineares e matriz da composição de aplicações lineares.



Aula23

2 Dezembro 2024, 08:00 Carlos Alberto Martins André

Resolução de exercícios


TP13

29 Novembro 2024, 10:00 Catarina Araujo de Santa Clara Gomes

Resolução dos exercícios 67-68, 70, 72a),b)..