Sumários
Teste parcial
20 Outubro 2017, 11:30 • Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça
Teste de avalição parcial da matéria leccionada até ao momento- Bloco de Materiais Avançados
Teste
20 Outubro 2017, 10:30 • Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça
Teste de avalição parcial da matéria leccionada até ao momento- Bloco de Materiais Avançados
Áreas superficiais
16 Outubro 2017, 10:30 • João Manuel Pires da Silva
Exercícios relativos à classificação das isotérmicas de adsorção segundo a IUPAC e à determinação de áreas esspecíficas pelos métodos BET e Langmuir. Distinção entre área externa e área interna.
Introdução e Áreas Específicas
16 Outubro 2017, 09:30 • João Manuel Pires da Silva
Introdução à temática dos materiais porosos com aplicações como adsorventes e catalisadores. Definição de porosidade segundo a IUPAC. Principais metodologias de caracterização da porosidade e área superficial de materiais porosos. Adsorção de gases e vapores como metodologoa de estudo da porosidade e área superficial. Classificação das isotérmicas de adsorção segundo a IUPAC. Áreas específicas: métodos de Langmuir e BET.
Métodos de determinação das propriedades eléctricas e magnéticas
13 Outubro 2017, 11:30 • Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça
Métodos de determinação da condutividade dos materiais. Determinação do magnetismo dos materiais. Susceptibilidade magnética. Equipamento e métodos.