Sumários

TP

28 Outubro 2016, 11:30 Maria Margarida da Fonseca Beja Godinho

Discussão e resolução dos últimos exercícios sobre electrões quase-livres.


T

28 Outubro 2016, 10:30 Maria Margarida da Fonseca Beja Godinho

Descrição da junção p-n no equilíbrio; dedução do potencial de contacto interno e energia do electrão de um e outro lado da junção.

Efeito da aplicação de uma tensão externa: tensão de polaridade directa como processo de injecção de portadores minoritários de cada um dos lados da junção. Cálculo da corrente na junção para o caso da tensão directa:  cálculo do excesso de buracos na fronteira da junção do lado n, e corrente de difusão correspondente; corrente directa devida a buracos; cálculo do excesso de électrões na fronteira da junção do lado p, e corrente de difusão correspondente; corrente directa devida a electrões; valor total da corrente para tensão de polaridade direct como soma das correntes directas de electrões e de buracos, justificação. 

Tensão de polaridade inversa como processo de extracção de portadores minoritários; corrente inversa devida a buracos e a electrões; valor total da corrente para tensão de polaridade inversa.

Equação de rectificação; característica I -V de uma junção ideal; comparação com o comportamento de uma junção real.


TP

26 Outubro 2016, 11:30 Maria Margarida da Fonseca Beja Godinho

Correcção dos problemas de avaliação 2 e 3; continuação da resolução de exercícios e discussão de conceitos correspondentes à série II. 


T

26 Outubro 2016, 10:30 Maria Margarida da Fonseca Beja Godinho

Relações de Einstein. Equações de continuidade para electrões e para buracos; evolução no tempo do excesso de portadores negativos/positivos ; difusão ambipolar; equação da difusão ambipolar: solução analítica para condições de baixa injecção; coeficiente de difusão ambipolar e mobilidade ambipolar, identificados com coeficientes de difusão e mobilidade dos portadores minoritários;

Semicondutores não homogénenos; junções p-n abruptas e graduais; descrição da junção p-n no equilibrio: zona de deplecção e potencial de contacto interno; estrutura de bandas para a junção p-n no equílibrio: diferença de energia potencial entre os 2 lados da junção, para um electrão no fundo da banda de condução.

Efeito da aplicação de uma tensão externa: alteração do estado de equilíbrio; aparecimento de correntes na junção; justificação.


TP

21 Outubro 2016, 11:30 Maria Margarida da Fonseca Beja Godinho

Aula TP substituída por aula teórica.