Sumários

Trabalho teórico individual - REGIME TUTORIAL

20 Dezembro 2019, 12:30 Filipe Medeiros Rosas

1ª Parte: Continuação, finalização do trabalho práticos em Underworld (modelo numérico geodinâmico de subducção 2D).

2ª Parte: Apresentação e discussão dos trabalhos teóricos individuais.


Trabalho final - subducção 2D - REGIME TUTORIAL

13 Dezembro 2019, 12:30 Filipe Medeiros Rosas

Continuação do trabalho de modelação numérica geodinâmica usando o código Underworld: subducção 2D.



Modelação "Underworld": zonas de subducção (1ª parte) - REGIME TUTORIAL

6 Dezembro 2019, 12:30 Filipe Medeiros Rosas

Introdução das principais estruturas constituintes de um ficheiro de "input" de um modelos de subducção em "Underworld". Explicação e correspondência física-geodinâmica. Apresentação do trabalho de grupo: explicitação de objectivos. Manipulação do "software" de visualização "Paraview": exemplificação de aspectos específicos de visualização adaptados ao caso dos modelos das zonas de subducção.



Modelação "Underworld": Termo-rifting e isostasia  - REGIME TUTORIAL

29 Novembro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

Construção (com recurso ao código Underworld) de modelos numéricos de rifting intracontinental: 1) implementação de isostasia e gradiente geotérmico linear sem repercussão na reologia das unidades geológicas consideradas; 2) implementação de reologias dependentes da temperatura e strain-rate ("viscous-creep" - Patrice Arrhenius). Visualização e manipulação de diferentes tipos de "output" através do uso do software "Paraview". 


Equação do Calor e Underworld - REGIME TUTORIAL

22 Novembro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

1ª Parte: Lei de Fourier e dedução da equação do calor. Fontes de calor interno. Intuição física e casos particulares ("simplificações").

2ª Parte: Modelação numérica geodinâmica utilizando o código dedicado Underworld. Transformação do *.xml relativo à queda da esfera a 2D, num modelo de rifting com crosta superior, crosta média e manto superior (modelo iso-viscoso com fronteira superior do tipo "free surface"). Análise dos dados de "output" e visualização. Inversão tectónica (em compressão) da litosfera anteriormente estirada: visualização e discussão.