Sumários

Equação de Stokes - REGIME TUTORIAL

16 Novembro 2019, 10:00 Filipe Medeiros Rosas

Dedução da equação da conservação do momento a partir da segunda lei de Newton. Relação entre tensão e tensão desviatória e dedução da equação de Navier-Stokes. O carácter negligenciável das acelerações inerciais em Geologia e dedução da equação de Stokes.


Modelação numérica Geodinâmica através do código dedicado Underworld - REGIME TUTORIAL

15 Novembro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

Modelo padrão relativo à queda de uma esfera num meio viscoso relativamente mais denso. Estrutura e concepção de um ficheiro *.xml: construção de um modelo a 2D e sua transformação num modelo equivalente a 3D. "Output", tratamento de dados e visualização.


Tensor das tensões, tensor da distorção e tensor da taxa de distorção - REGIME TUTORIAL

8 Novembro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

Parte teórica: Conceitos fundamentais para a compreensão do significado físico do tensor das tensões. A pressão hidrostática como o primeiro invariante do tensor das tensões. Tensor das tensões desviatórias: significado físico e segundo invariante. Tensor da distorção ("strain"). Tensor da taxa de distorção ("strain rate"): significado físico e importância geológica. Tensor do "strain rate" desviatório: significado e segundo invariante. 


Parte prática: Introdução ao código de modelação numérica geodinâmica "Underworld". Implementação de um primeiro modelo de extensão tectónica (isoviscoso 2D) a partir da manipulação de um "input-file" *.xml. Uso e manipulação do paraview para visualização de resultados.


Equação da conservação da massa - REGIME TUTORIAL

18 Outubro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

1ª Parte: Equação da conservação da massa ou equação da continuidade: abordagem Lagrangiana vs. Euleriana. Dedução e relação entre ambas. Advecção e condições de imcompressibilidade.


2ª Parte: Introdução ao Underworld. Instalação do software e resolução de problemas associados.


Geodinâmica de falhas transformastes (REGIME TUTORIAL)

11 Outubro 2019, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

I. Ainda a mecânica de rifting: 1) Diferentes morfologias de cristas oceânicas - "East Pacific Rise" vs. Atlântico (explicação geodinâmica/termo-mecânica). 2) Contributos da modelação análoga e numérica para uma possível resolução do chamado "upper plate paradox". Exemplos de modelos numéricos de rifting intercontinental.

II. Geodinâmica que governa a formação de falhas transformantes. O problema da ortogonalidade transformante-crista: origem herdada (inerente) ou emergente? Cronologia de modelos físicos (análogos) e respectivo contributo para a compreensão mecânica do problema da ortogonalidade. Modelos numéricos recentes e o seu contributo para a aceitação da natureza emergente da ortogonalidade transformante-crista.