Sumários
Aula 22: Observação Microscópica de Minerais – Características Ópticas
3 Dezembro 2024, 14:30 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Observação e análise microscópica de minerais com diferentes características ópticas em luz simplesmente polarizada (LSP) e luz duplamente polarizada (LDP). Estudo da granada (mineral isótropo) e de minerais uniaxiais com características ópticas distintivas, como o quartzo, a turmalina e a calcite.
Aula 21: Propriedades Ópticas dos Minerais em LDP – Figuras de Interferência e Sinal Ótico de Minerais Biaxiais
29 Novembro 2024, 14:30 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Aula 20: Propriedades Ópticas dos Minerais em LDP – Sinal de Alongamento e Sinal Ótico dos Minerais Uniaxiais
26 Novembro 2024, 14:30 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Estudo das propriedades ópticas dos minerais em luz duplamente polarizada (LDP), com enfoque na determinação do sinal de alongamento em minerais como anfíbola e moscovite. Análise e aplicação dos métodos de determinação do sinal de alongamento. Observação e interpretação de figuras de interferência. Determinação do sinal ótico em minerais uniaxiais, com aplicação prática no quartzo. Observação de figuras de eixo centrado e relâmpago.
Aula 19: Propriedades Ópticas dos Minerais em LDP – Tipos de Extinção e Maclas
22 Novembro 2024, 14:30 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Estudo das propriedades ópticas dos minerais em luz duplamente polarizada (LDP), com enfoque nos diferentes tipos de extinção, medição de ângulos de extinção e identificação de maclas. Análise das maclas características dos feldspatos (albítica, microclina e Carlsbad), bem como dos padrões de extinção em augite (Carlsbad) e estaurolite (macla em cruz).
Aula 18: Propriedades Ópticas dos Minerais em LDP – Extinção e Birrefringência (Continuação)
19 Novembro 2024, 14:30 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Estudo das propriedades ópticas dos minerais em luz duplamente polarizada (LDP). Análise da birrefringência em minerais com tintas de interferência de primeira ordem (e.g., quartzo e feldspatos), segunda e terceira ordem (e.g., anfíbolas), de ordem superior (e.g., calcite) e com tíntas anómalas (e.g., biotite).