Espectro EM. Interacção da radiação com a matéria.

21 Setembro 2022, 17:30 José Manuel Rebordão

Algumas indicações das subdivisões do UV e do IR e menção às normas ISSO. Alguma fenomenologia relativa ao UV (ozono, protecção, escrita de circuitos integrados, …), ao visível e ao IR (dependência dos espectros de absorção dos elementos que compõem o meio de propagação, designadamente a água). Modelação da radiação solar e terrestre como corpos negros.

Ilustração das janelas de trabalho de diversos materiais ópticos, do UV ao IR. Referência à modelação complexa do índice de refracção, com a informação de absorção directamente associada à parte imaginária do índice.

Interacção da radiação com a matéria: principais características da absorção, emissão espontânea e emissão estimulada. Outras formas de geração de radiação EM, designadamente térmicas.

Constituição de bandas de estados em materiais sólidos, com a interacção entre átomos vizinho e coalescência de níveis de energia, e sua utilização para distinguir condutores, isolantes e semicondutores. Breve referência aos pontos quânticos e possibilidade de controlar (através da geometria) o valor dos níveis de energia.

 

BIBLIOGRAFIA

Saleh, Fundamentals of photonics, secções introdutórias no Cap. 14 (Light and Matter).

Para quem quiser saber mais sobre Estruturas quânticas (quantum dots, etc), ver Saleh, cap. 17 – G. (Cap. 17 – Semiconductor Optics).

PRÓXIMA AULA

Luminescências. Fenomenologias da óptica por paradigma. Conceitos básicos da óptica geométrica.