Óptica Geométrica. Espelhos esféricos
29 Setembro 2021, 17:30 • José Manuel Rebordão
Reflexão em espelhos esféricos. Descrição geral do traçado de raios a partir de posições axiais e não axiais: recta que descreve o raio incidente, ponto de incidência, ângulo de incidência, cálculo da recta que descreve o raio reflectido, intersecção com o eixo de simetria do espelho.
Aproximação paraxial: aproximação de esferas por parabolóides. Invariância do ponto de intersecção com o eixo (objectos axiais) nos casos em que a aproximação paraxial seja aplicável.
Noção de imagem (pontual) do objecto pontual inicial. Equação dos planos conjugados. Ampliação transversa e sua expressão em termos das distâncias objecto e imagem. Noção de Potência óptica de um espelho e alusão à unidade “dioptria”. Conceito de ponto focal imagem (F’), um dos pontos cardinais de um sistema óptico.
Convenção de sinais para o raio de curvatura das superfícies (espelhos) e para as distâncias objecto e imagem, e sua relação com a natureza real / virtual do objecto e imagem.
Tabela resumo da posição e características da imagem para várias posições do objecto, para espelhos côncavos e convexos. Referência a módulos do Geogebra muito relevantes para óptica geométrica.
BIBLIOGRAFIA
Hecht, secção 5.4.
Geogebra: https://www.geogebra.org/m/JJkjVRHK
PRÓXIMA AULA (3ª feira, 4-10-2021)
Refracção plana. Reflexão interna total. Prismas. Refracção por dioptros esféricos