Ondas: condições de continuidade

16 Novembro 2021, 15:00 José Manuel Rebordão

Revisão rápida da aula de 9-11-2021, pois poucos alunos tinham estado presentes:

A - resolução de equações diferenciais de 2ª ordem, condições fronteira e seu impacto nas soluções estacionárias (corda vibrante), modos em ondas estacionárias, discretização das duas frequências angulares e do comprimento de onda, frequência fundamental e harmónicas, timbre.

B - Sobreposição de ondas harmónicas: utilização das identidades trigonométricas para interpretar a soma de ondas; modulação / desmodulação; criação de grupos de ondas; velocidade de grupo; exemplo relativo à geração de impulsos luminosos.

 

Condições de continuidade em ondas, com base no exemplo de uma corda vibrante com secções com diferentes densidades. Coeficientes de reflexão e de transmissão em amplitude. Caso das ondas luminosas.

 

PRÓXIMA AULA

Equações de Fresnel para ondas luminosas e coeficientes de reflexão e de transmissão em amplitude.

 

BIBLIOGRAFIA

Freegarde. Power Point das aulas (actualizado em 16-11-2021)