Metodologias de ensino e de aprendizagem

A UC tem apenas aulas teóricas (T) (expositivas) e de laboratório (PL). Não há aulas para resolução de problemas. As aulas T incidem sobre tópicos não abordados no 1º ciclo, não só por razões conceptuais mas também por considerações de “sistema” – nível fundamental para um eng. físico. Nas aulas PL os alunos são confrontados com a fenomenologia e são obrigados a mobilizar os conceitos de óptica e de matemática para estabelecer a ponte entre o que conseguem ver e a respectiva interpretação. Os alunos têm dificuldade em apreender os factos objectivos, em formalizar verbalmente o que vêm, e com excessiva facilidade apresentam de imediato “interpretações” erradas, incompletas ou guiadas por aquilo que pensam que o professor quer ouvir. Nas aulas PL há intervenção constante do docente, obrigando o aluno a falar sobre o que vê, corrigir a linguagem, notar a natureza conceptual ou operatória dos conceitos, e a entender quais os fenómenos relativos a “sinal” e quais os relativos a “ruído”.