Intridução à Óptica Geométrica

25 Fevereiro 2019, 15:00 José Manuel Rebordão

PARADIGMA ELECTROMAGNÉTICO E ONDULATÓRIO

Equações de Maxwell: breve referência às leis de Faraday, Ampère e de Gauss (eléctrica e magnética), significado gráfico do rotacional e da divergência; breve referência à inexistência de monopólios magnéticos. Referência ao contexto em que surge a equação de ondas, e ao significado da constante que afecta a derivada temporal, e que insere a luz no mundo dos fenómenos electromagnéticos, através da velocidade de propagação num meio material.


ÓPTICA GEOMÉTRICA

Conceitos de base: raios luminosos e frentes de onda geométrica; objectos pontuais e objectos extensos, constituídos por objectos pontuais independentes; transformação de feixes em feixes por sistemas ópticos gerais; noção de conjugação entre planos; noção de objecto / imagem reais ou virtuais; feixes ideais e feixes reais, com as inevitáveis aberrações; breve referência à aproximação paraxial em óptica geométrica.

Postulados da óptica geométrica: raios luminosos, índice de refracção, noção de percurso óptico, que mede o tempo de propagação ao longo de um raio luminoso, e sua aplicação em meios de índice de refracção variável; introdução ao princípio de Fermat (a continuar na próxima aula).


BIBLIOGRAFIA

Hecht, Optics, Cap. 4, secções 4.3 e 4.4 (nesta aula, apenas pequenos elementos destas secções)