Sumários

Aula TP11 - Nº 5

17 Outubro 2023, 09:30 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho


Reserva Ecológica Nacional (continuação):
- áreas de proteção do Litoral. Exercício de delimitação da figura "Barreira detrítrica" no concelho de Almada. Tutorial 4.
- área de proteção do ciclo hidrológico terrestre. Exercício de delimitação da figura "Proteção e recarga de aquíferos". Tutorial 5.

Ordenamento e gestão sustentável do território; conceitos base.

16 Outubro 2023, 09:30 António Manuel Nunes Mateus


Ordenamento e gestão sustentável do território – (1) Balanços fundamentais entre os capitais natural e humano; implicações para as políticas públicas de planeamento e ordenamento do território; (2) Análise e gestão do risco como elemento fundamental dos planos de ordenamento do território; perigosidade e risco; cadeias de vulnerabilidade; (3) Os espaços industriais; relevância sócio-económica e problemas ambientais associados; eficiência do uso industrial do território; ecologia industrial; (4) Escalas e etapas de planeamento; Quais os instrumentos? Como se harmonizam as escalas de actuação? Que intervenientes?

Aula TP12 - Nº 3

12 Outubro 2023, 11:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho


Concentração de gases com efeito estufa na atmosfera: produção exponencial; estimativa de emissões futuras; tempo de residência; modificação da temperatura. Resolução de exercícios (Tutorial 3).

Aula TP11 - Nº 4

10 Outubro 2023, 09:30 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho


Reserva Ecológica Nacional (REN): áreas de proteção do Litoral. Exercício de delimitação das figuras "Praia" no concelho de Almada, para integração na REN. Tutorial 4.

Modelos de desenvolvimento e impactes ambientais; implicações na gestão e práticas de ordenamento do território

9 Outubro 2023, 09:30 António Manuel Nunes Mateus


A envolvente sócio-económica – (1) Crescimento da população humana e das suas necessidades; consequências. (2) Modelos de desenvolvimento; dos padrões convencionais (“business as usual”) aos processos de transição para economias sustentáveis (de missão, inovadoras, inclusivas, mitigadoras de assimetria, ambientalmente responsáveis).
A envolvente sócio-económica-ambiental – (1) Eco-serviços e gestão ambiental. (2) Fluxos resultantes da actividade humana e soluções baseadas na Natureza. (3) Elementos fundamentais para uma actividade industrial responsável. (4) Consequências para o ordenamento e gestão sustentável do território.