Sumários

P Costeiros T15

16 Abril 2018, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Refracção sobre fundos regulares – variação direccional, diminuição da densidade de energia entre águas profundas e a zona costeira e conservação da densidade de energia ao longo da costa.

Refracção sobre vales e tergos submarinos (baías e promontórios); divergência e convergência de ortogonais. Efeitos na geração de assimetria da distribuição de energia ao longo de uma costa irregular marginada por fundos também irregulares. Implicações na possibilidade de extrapolação do clima de agitação costeiro. Implicações dos efeitos de refracção na geração de regiões essencialmente erosivas, de alta energia ou de baixa energia e deposicionais, ao longo do mesmo litoral.


P Costeiros T14

10 Abril 2018, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Conceito e medição do ângulo de ataque. Figuração da quantidade total de energia entre um par de ortogonais, variação do ângulo de ataque durante a propagação em águas costeiras; lei de Snell; coeficiente de refracção (Kr). Convergência e divergência de ortogonais, implicações no valor de Kr.

Refracção sobre fundos regulares – variação direccional, diminuição da densidade de energia entre águas profundas e a zona costeira e conservação da densidade de energia ao longo da costa.


P Costeiros TP 2_2 Aula 7

10 Abril 2018, 08:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

^'Mecânica de ondas - exercícios de aplicação. Exercício 19 (conclusão). Exerc. 20 e 21.


P Costeiros TP 2_1 Aula 7

9 Abril 2018, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Mecânica de ondas - exercícios de aplicação. Exercício 19 (conclusão). Exercícios 20, 21 e 23.


P Costeiros T 13

9 Abril 2018, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Conservação de energia, aproximação à linha de costa, perturbações do comprimento e da celeridade, empolamento das ondas. Efeito de empolamento. Coeficiente de empolamento.

A refracção das ondas do mar. Conceito. Raios de onda, ângulo de ataque. Propagação sobre fundos regulares com pendor uniforme: a aproximação normal – empolamento e rebentação simultânea. Aproximação oblíqua– variação da velocidade de fase em diferentes pontos da mesma frente de onda e reorientação direccional.