Sumários

P Costeiros T12

27 Março 2018, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

As ondas como sistemas conservativos em termos energéticos. Energia e densidade de energia: conceitos gerais, equações da mecânica de Airy. Potência: introdução ao conceito de potência. Potência, velocidade de fase e velocidade de grupo; coceito de velocidade de grupo.  A formação de grupos de ondas, a velocidade de grupo e a interferência de ondas com pequenos desfasamentos do período. Introdução do parâmetro “n”- relações entre velocidade de grupo e de fase. Limites de variação de “n” em águas profundas e rasas. 


P Costeiros TP 2_2 Aula 6

27 Março 2018, 08:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Conclusão do exercício 13 - período de retorno e onda de desenho associada a um periodo de retorno. Cálculo da profundidade de fecho da zona costeira. Resolução do ex. 18, determinação da profundidade de fecho em litoral de baixa e alta energia . Mecânica de ondas: exercícios de aplicação de relações fundamentais: exercício 15 e ex. 19. 


P Costeiros TP2_1 Aula 6

26 Março 2018, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Cálculo da profundidade de fecho da zona costeira.  determinação da profundidade de fecho em litoral de baixa energia - Caparica (ex. 18). Mecânica de ondas: exercícios de aplicação de relações fundamentais: exercício 15 e ex. 19. 


P Costeiros T11

26 Março 2018, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Segregação dimensional, efeitos na distribuição textural dos sedimentos que ocupam o fundo submarino da zona costeira, relações com a profundidade de fecho. Profundidade de fecho: determinação da profundidade de fecho da zona costeira para escala temporal  sazonal (dl) e de macroscala (di) com o critério de Halermeier – relações entre dl e as estatísticas do clima de agitação. Outros critérios de natureza geológica e morfodinâmica do perfil de praia.


P Costeiros T10

20 Março 2018, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Correntes oscilatórias induzidas junto ao fundo pelo movimento orbital, caracterização, relações com a componente horizontal da velocidade instantânea associada ao movimento orbital, confronto com o limiar de arranque de partículas. A distribuição dos campos de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidos pelo movimento orbital, no caso de ondas sinusoidais. Arranque e transporte de partículas, transporte de massa com resíduo nulo. A distribuição dos campos de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidos pelo movimento orbital, no caso de ondas cnoidais. Arranque e transporte de massa, resíduo de trasporte sólido diferente de zero, dirigido para terra ou para o mar, transferências transversais de sedimento junto ao fundo relacionadas com a sazonalidade da agitação marítima. A capacidade de transporte e a velocidade de pico. Segregação dimensional Equações que descrevem a possibilidade de arranque de partículas do fundo: limiar de arranque de partículas (critério de Hallermeier)  e velocidade de pico induzida pelo movimento orbital junto ao fundo.