Sumários

P Costeiros T***

6 Maio 2019, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula não leccionada - provas de Agregação na Universidade do Algarve. Substituida no dia 17 de maio.


P Costeiros T17

30 Abril 2019, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Associação entre correntes de retorno, indentação do espraio e morfologias rítmicas: lobos de praia (beach cusps). Correntes de retorno, conclusão. Células costeiras ou de circulação costeira e alimentação marginal das correntes de retorno. Interferência das correntes de retorno com a corrente de deriva litoral. O efeito potenciador e localizado do retorno por  interposição de um esporão.

Marés, uma introdução. Características gerais da onda de maré. Nomenclatura fundamental: amplitude, altura, estofas, enchente, vazante, viragem de correntes, preia mar e baixa mar, ciclo de maré. Conceitos de altura e nível da maré, datum vertical das cotas e profundidades nas cartas topográficas (nmm) e cartas hidrogáficas. Conceito de Zero Hidrográico, relações com o nível médio do mar, utilidade, segurança da navegação. O ZH em Portugal.


P Costeiros TP 9

29 Abril 2019, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Avaliação da profundidade de fecho na região da Figueira da Foz usando informação do exercício 13. Propagação de ondas, densidade de energia, potência, empolamento, refracção, rebentação, coeficientes.Ex 30 e 31.


P Costeiros T16

29 Abril 2019, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Exemplos de remodelação profunda do litoral nacional por acarreio e redistribuição de sedimento da deriva litoral: barreira e laguna de Aveiro, ilha da Culatra. O efeito de esporão.

Correntes transversais e de compensação. O efeito de translação induzido pelo movimento orbital aberto. Empilhamento de água na faixa costeira (wave set up) e necessidade de geração de correntes de compensação. Compensação em regime de baixa energia (undertow). Compensação em regime de energia elevada (correntes de retorno). Características das correntes de retorno e perigos associados.


P Costeiros T15

16 Abril 2019, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Energia e potência das ondas na rebentação, componentes transversal e longitudinal. O conceito de fluxo longitudinal de energia (Pls). O termo direccional relacionado com o ângulo de ataque na rebentação e o cômputo de Pls a partir do conhecimento da potência das ondas na rebentação.

Relações empíricas entre transporte sólido longitudinal e Pls: o método do fluxo de energia. Princípios, relações empíricas entre Pls e Ils, limitações do método. Influência da parametrização da altura de onda (Hs ou H rms) na determinação do fluxo de energia e na estima da constante K na equação CERC. A equação CERC de transporte sólido longitudinal.

Deriva litoral: componentes, deriva litoral bruta e resíduo, valor líquido.