Sumários

PCosteiros T11

8 Abril 2019, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

As ondas como sistemas conservativos em termos energéticos. Energia e densidade de energia: conceitos gerais, equações da mecânica de Airy. Potência: introdução ao conceito de potência e necessidade de introdução de um parâmetro descritor da velocidade de propagação da energia para calcular a potência associada às ondas. Potência, velocidade de fase e velocidade de grupo; introdução do parâmetro “n”, limites de variação de “n” em águas profundas e rasas.

A formação de grupos de ondas, a velocidade de grupo e a interferência de ondas com pequenos desfasamentos do período.

Conservação de energia, aproximação à linha de costa, perturbações do comprimento e da celeridade, empolamento das ondas. Efeito de empolamento. Coeficiente de empolamento. 


PCosteiros T****

2 Abril 2019, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula não lecconada em horário: provas de agregação da Universidade de Aveiro. Substituida por aula extraordinária no dia 12 de Abril.


PCosteiros TP6

1 Abril 2019, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Mecânica de ondas, cont. Exercíco 15, determinação de parâmetros em águas profundas, intermédias e rasas. Exercícios 20 e 21. Limiar de arranque de partículas (exerc. 25).


PCosteirosT10

1 Abril 2019, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A distribuição no tempo de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidas pelo movimento orbital, no caso de ondas cnoidais. Arranque e transporte de massa, resíduo de trasporte sólido diferente de zero, dirigido para terra ou para o mar, transferências transvrsais de sedimento junto ao fundo relacionadas com a sazonalidade da agitação marítima. A capacidade de transporte e a velocidade de pico. Segregação dimensional, efeitos na distribuição textural dos sedimentos que ocupam o fundo submarino na zona costeira, relações com a profundidade de fecho.

Equações que descrevem a possibilidade de arranque de partículas do fundo: limiar de arranque de partículas (critério de Halermeier)  e velocidade de pico induzida pelo movimento orbital junto ao fundo.

 

 

Profundidade de fecho: determinação da profundidade de fecho da zona costeira para escala temporal  sazonal (dl) e de macroscala (di) com o critério de Halermeier – relações entre dl e as estatísticas do clima de agitação. Outros critérios de natureza geológica.


P Costeiros T9

26 Março 2019, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

O movimento orbital em águas intermédias e rasas e atributos qualitativos da onda cnoidal: assimetria dos tempos associados à passagem da crista e da cava, amplitudes diferentes, cristas afiadas e curtas, cavas alongadas e pouco incisas.

Representação esquemática da trajectória e da velocidade linear instantânea de uma partícula de água em movimento orbital e decomposição em componentes horizontal e vertical. Invariância da velocidade linear instantânea ao longo do ciclo orbital e variação da componente horizontal da velocidade instantânea. Correntes oscilatórias induzidas junto ao fundo pelo movimento orbital, caracterização, relações com a componente horizontal da velocidade instantânea associada ao movimento orbital, confronto com o limiar de arranque de partículas.

A distribuição dos campos de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidos pelo movimento orbital, no caso de ondas sinusoidais. Arranque e transporte de partículas, transporte de massa com resíduo nulo.